A Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou, na noite desta quinta-feira (21), cinco motocicletas com dispositivos irregulares para esconder a placa de identificação, durante fiscalização na BR-101, nos trechos de São José e Palhoça, na Grande Florianópolis.
As motos, todas modelos esportivos de alta cilindrada, estavam equipadas com suportes articulados com dobradiças, que permitiam levantar a placa para a posição horizontal, dificultando a leitura dos caracteres — uma prática usada para burlar radares e a fiscalização eletrônica.
A operação teve como foco veículos de duas rodas, e diversas outras irregularidades foram encontradas em motos abordadas: placas dobradas, ausência de silenciadores nos escapamentos (para amplificar o ruído), pneus carecas e licenciamento vencido. Vários veículos foram recolhidos ao pátio da PRF até que as infrações sejam regularizadas.
A PRF reforça que, embora as motocicletas sejam meios de transporte mais econômicos e ágeis, também são mais vulneráveis. Segundo dados da corporação, cerca de 45% dos acidentes graves nas rodovias envolvem motociclistas — índice que tende a ser ainda maior nas áreas urbanas, onde o uso do veículo é mais intenso.









