Um homem foi preso após a ex-companheira acionar o "botão de pânico" do aplicativo de celular do programa Rede Catarina, de proteção a vítimas de violência doméstica. De acordo com a Polícia Militar, ele descumpriu uma medida protetiva. O caso foi registrado em Armazém, no Sul de Santa catarina, na noite de terça-feira (16).
O recurso gerou uma ocorrência para a Polícia Militar, que foi até o endereço. No local, os policiais encontraram o homem sentando na frente da varanda da casa da vítima, desrespeitando o distanciamento mínimo de aproximação da ex-companheira.
Aplicativo da polícia
Segundo a corporação, a vítima é acompanhada pelo programa Rede Catarina de Proteção à Mulher e estava com medida protetiva ativa, tendo então acesso à funcionalidade do botão do pânico, no aplicativo PMSC Cidadão.
O aplicativo PMSC Cidadão está disponível nas lojas de aplicativos e permite a possibilidade de acionar a Polícia Militar de forma mais rápida e efetiva, com envio dos dados do solicitante, da localização exata da ocorrência, fotos, vídeos e áudios sobre o incidente. Isso permitirá mais agilidade na comunicação e um maior detalhamento da ocorrência para auxiliar o policial no momento do atendimento.
É realizado um cadastro que requer foto, CPF, nome, data de nascimento, e-mail válido (pois será enviado a confirmação do cadastro no e-mail informado), telefone, endereço, além de outros dados complementares. Todos os dados enviados serão sigilosos e usados apenas pela Polícia Militar para atendimento e proteção ao cidadão.
Para o melhor atendimento, o cidadão deve manter sempre o seu número de telefone e cadastro atualizados, pois se houver necessidade, uma equipe da Polícia Militar entrará em contato pelo telefone cadastrado para atender o usuário em sua emergência.