Mais de 1.500 estudantes da Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna), além de visitantes da comunidade e familiares, prestigiaram a edição 2024 do Mundo Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
No evento, a instituição abriu as portas das unidades em Capivari de Baixo, Tubarão e Braço do Norte para que toda a comunidade conheça a jornada da educação profissional, desde a aprendizagem industrial, até cursos técnicos, cursos de qualificação e ensino superior que são oferecidos. Também foram apresentados trabalhos desenvolvidos pelos alunos dos cursos técnicos, ensino médio, cursos profissionalizantes e da Educação de Jovens e Adultos do SESI.
Esta grande mostra de projetos foi distribuída pelos laboratórios e equipamentos do Senai nestas três cidades do Sul catarinense. São projetos de pesquisas e estudos, desenvolvidos por estudantes ao longo do semestre. Envolvendo pesquisas, teoria e prática, os estudantes propõem soluções utilizando toda a estrutura de tecnologia da instituição, seja na área de robótica, mecânica, instrumentação, construção civil, eletrônica, automação, energias renováveis, programação, entre outras.
Um dos projetos que chamou a atenção foi a bancada 4.0, dos alunos do quarto semestre do curso técnico em Automação Industrial, que simulou todo um processo industrial com a utilização da robótica e programação, para um sistema completo de automação para indústria 4.0.
“Temos diversos projetos que chamam a atenção deste público jovem, que tem a chance de conhecer todas as possibilidades da educação profissional. Eles podem ver com mais atenção e perceber as possibilidades de buscar um curso técnico, ter uma profissão”, explica a Coordenadora de Educação do SENAI Tubarão, Regina Walter Freitas Agostinho. “É uma oportunidade de proporcionar de forma totalmente gratuita para que os jovens possam conhecer e encontrar uma área em que mais se identificam. E esse é o primeiro passo para a decisão de uma futura carreira profissional”, acrescenta Edelvan Moreira de Lima, especialista em Educação Profissional do Senai.
O evento disponibilizou ofertas exclusivas de 80% de desconto na primeira mensalidade dos cursos técnicos, 70% de desconto na primeira mensalidade dos cursos profissionais presenciais com carga horária de 60h ou mais e também 70% de desconto nos cursos profissionais EaD.
Lembrando que os estudantes também podem participar de programas de aprendizagem industrial, com idade entre 14 e 24 anos, matriculados e frequentando a escola, caso não tenham concluído o ensino médio. O jovem aprendiz tem a carteira de trabalho assinada, salário mensal e 13º salário, férias, vale-transporte e Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). A jornada de trabalho pode ser de 4, 6 ou 8 horas diárias. A maior parte das vagas disponíveis é para jovens a partir dos 16 anos e mais informações podem ser obtidas nas unidades do SENAI.