O piso superior do Museu Histórico Anita Garibaldi foi reaberto ao público na última quarta-feira (30), após quatro anos de reformas da prefeitura de Laguna, no Sul de Santa Catarina. A reabertura aconteceu nas comemorações de 202 anos da heroína Anita Garibaldi, que foi celebrado com uma caminhada pelo Centro Histórico, promovida pela Instituto Cultura Anita em parceria com a Prefeitura.
Leia também: Gigantes de Nazaré: etapa internacional do circuito de surf será na praia de Jaguaruna (SC)
O espaço, fechado desde 2019, passou por um processo de restauro coordenado pela Fundação Lagunense de Cultura (FLC), com parceria da Fundação Irmã Vera e Secretaria de Obras. A obra incluiu reparos no reboco e pintura, interna e externa, em pontos do telhado, além da restauração das aberturas (janelas e portas).
No ato, o prefeito Samir Ahmad anunciou a Lei Municipal que institui agosto como o mês de Anita. ” Não medimos esforços para trabalhar nesta restauração, pois sabemos da grandiosidade desse patrimônio para história de Laguna. Sua estrutura carrega não apenas a importância da construção em si, mas a riqueza histórica contida em seu acervo que compõe a nossa identidade. “
O Museu Histórico Anita Garibaldi funcionará todos os dias, das 9h às 19h.