A Polícia da Espanha prendeu, na última terça-feira (16), um foragido investigado por furtos de cargas incluído na lista de difusão vermelha da Interpol. O brasileiro, cuja identidade não foi divulgada, era um dos alvos de uma operação deflagrada em março do ano passado pela Delegacia de Furtos e Roubos de Cargas (DFRC/DEIC) em Itajaí, no Litoral Norte de Santa Catarina.
De acordo com a Polícia Civil catarinense, a operação, que resultou no indiciamento de oito pessoas, teve como objetivo desmantelar um grupo criminoso responsável por furtos de cargas. Na ocasião, o homem alvo de um mandado de prisão não foi localizado pelos agentes e passou a ser considerado foragido.
Durante diligências para localizá-lo, a equipe de Investigação da DFRC descobriu que ele fugiu para Europa, alternando-se entre a Espanha e Portugal.
"Sob coordenação do titular da DFRC, delegado Osnei Valdir de Oliveira, Iniciou-se procedimentos para captura internacional. Foi mantido contato com a Polícia de Portugal e representado junto ao Poder Judiciário pela inclusão do nome do investigado na Difusão Vermelha (Red Notice) possibilitando a emissão de alerta pela Organização de Polícia Internacional (Interpol)", informou a corporação.
O homem permanecerá preso na Espanha até a efetiva extradição para o Brasil. "Com essa captura, todos integrantes do grupo foram identificados, responsabilizados e apresentados à Justiça. Início de 2024 foi prolatada sentença condenatória", finalizou a Polícia Civil.