A prefeitura de Porto Alegre determinou o fechamento preventivo do sistema de comportas para evitar inundações causadas pelo Guaíba. A decisão foi anunciada durante uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta segunda-feira (25), quando o nível do rio estava a apenas 27 centímetros da cota de inundação.
De acordo com a administração municipal, a medida leva em conta as previsões de temporais nos próximos dias no Rio Grande do Sul, com previsão de chuva de até 100 milímetros na terça-feira (26). Além disso, na quarta-feira (27), o vento sul deve atuar em direção à Capital, represando a água e evitando o escoamento para a Lagoa dos Patos.
“É uma ação preventiva. Não podemos estar desprevenidos neste momento decisivo. Estamos agindo com mitigação de danos e alinhados com o Estado e demais órgãos parceiros diante da previsão do tempo e alertas que temos recebido. Todas nossas equipes de ponta estão reforçadas e mobilizadas para atender a população e possíveis ocorrências”, disse o prefeito Sebastião Melo.
Serão fechados oito dos 14 portões que se estendem ao longo do muro da Mauá e nas passagens abaixo da Avenida Castello Branco. Conforme a prefeitura, outros seis que já são fechados permanentemente serão reforçados com 2 mil sacos de areia. A equipe do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) deve iniciar as operações na tarde desta segunda pelo portão 3, localizado em frente ao Tribunal de Contas (TCE-RS).
Segundo o g1, a última vez que houve o fechamento das comportas foi em 2015, quando o rio registrou a segunda maior cheia da história, a 2,93 metros.
O Guaíba começou a encher devido à chegada da água do Rio Taquari, que recebeu as chuvas causadas pela passagem de um ciclone extratropical pelo Estado na semana passada.
Com informações do g1 e Prefeitura de Porto Alegre