Na tarde de segunda-feira (10), foi assinada a Ordem de Serviço para a construção de uma nova adutora de água tratada DN 200 mm e de uma rede de água DN 50 mm na Avenida Central do Rosa, no bairro Ibiraquera, em Imbituba (SC).
Leia também: Aplicativo ajuda consumidores a economizar na hora das compras no RS
A obra, que contará com um investimento de R$ 576.232,05 proveniente do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), será executada pela Tecdata Engenharia e Serviços LTDA, após o Processo Licitatório nº 02/2024.
Essa iniciativa faz parte de um amplo projeto de modernização do sistema de abastecimento da Região Norte, que há anos enfrenta dificuldades no fornecimento de água para a população, incluindo baixa pressão e insuficiência no volume distribuído, informou a administração municipal.
Melhoria no Abastecimento de Água
De acordo com o Diretor da Samae, Regis da Silva, atualmente, muitos consumidores enfrentam quedas de pressão no sistema de abastecimento, sendo obrigados a armazenar grandes volumes de água em suas residências para garantir o consumo diário. “Além disso, a adutora existente sofreu desgastes ao longo dos anos, resultando em vazamentos frequentes e perdas de carga, comprometendo a eficiência do serviço, por isso”, disse.
Com a construção da nova adutora de água tratada e da rede auxiliar, será possível: Aumentar a vazão e melhorar o fornecimento de água; Reduzir perdas de carga, garantindo maior eficiência no abastecimento; Ampliar a cobertura dos serviços de saneamento, atendendo um maior número de moradores; Monitorar e melhorar a qualidade da água distribuída, contribuindo para a promoção da saúde e qualidade de vida da população.
Investimento no Futuro da Região
A assinatura da ordem de serviço representa um avanço significativo para a infraestrutura da Região Norte, garantindo mais segurança hídrica e qualidade no abastecimento de água. Essa obra faz parte de um planejamento estratégico voltado à universalização dos serviços de saneamento e à melhoria da qualidade de vida da população.
Fonte: PMI