O Porto de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, passou a operar semanalmente uma nova linha de longo curso da Brazil Express (BRAZEX) para importações e exportações, com escalas no terminal de contêineres operado pela Santos Brasil, o Tecon Imbituba. A primeira escala aconteceu na última semana, com o navio "Hans Schulte". Ao todo, serão 52 por ano.
A rota original conecta Estados Unidos, Caribe e América Latina. Com a mudança, passará pelos portos de Veracruz (México); Houston e Nova Orleans (EUA); Kingston (Jamaica); Cartagena (Colômbia); Santos, Paranaguá e Imbituba, no Brasil.
“Demos um passo muito importante para o desenvolvimento do comércio exterior da região Sul de Santa Catarina e que se utilizam deste modal”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Robison Coelho.
“Além dos resultados operacionais positivos que o Porto vem desempenhando ao longo dos anos, esta conquista visa a ampliação da capacidade de atendimento à demanda do mercado e um registro importante na história do Porto de Imbituba”, avalia o diretor-presidente da SCPAR Porto de Imbituba, Urbano Lopes de Sousa Netto.
O Tecon Imbituba, que já atendia um serviço de cabotagem com escala semanal, passa agora a atuar regularmente também com cargas de importação e exportação. A previsão é de que o novo serviço movimente aproximadamente 80 mil TEUs por ano (unidade padrão equivalente a um contêiner de 20 pés). Com esse novo marco, Imbituba se torna uma importante alternativa logística para o comércio exterior, em especial da região Sul e também em todo o Estado.
De acordo com Ricardo Buteri, diretor Comercial da Santos Brasil, a conquista de um serviço regular de longo curso possibilita a ampliação dos investimentos da Companhia no porto de Imbituba, promovendo um crescimento contínuo e sustentável do terminal.
Investimentos em infraestrutura e tecnologia de ponta farão parte do aparato de ações para que o novo serviço faça parte da rotina. A atuação do terminal será com dois portêineres, 11 reach stackers e 20 caminhões para serviços internos. Para maior eficiência e agilidade na recepção e dispersão dos contêineres, os gates terão OCR (optical character recognition) e aproximadamente 20 coletores de dados que darão maior posicionamento de pátio dos contêineres.