A Garopaba, no Sul de Santa Catarina, será beneficiada por obras de melhorias de rede elétrica promovidas pela Celesc na região. Planejados para atender ao empreendimento Surfland, no Bairro Loteamento Campo Duna, os trabalhos vão promover maior segurança no fornecimento de energia a todas as 14.260 unidades consumidoras da cidade, mediante um investimento total de R$ 10.565.243,82 .
As obras foram divididas em duas etapas. A primeira, iniciada em 15 de julho do ano passado, visa a levar uma rede de alta tensão, com carga de 5,5 MW, para a Surfland, já que a rede de média tensão até então disponível não seria capaz de atender a demanda do empreendimento.
A obra tem 87,48% de participação financeira da Celesc e 12,52% da Surfland. No momento, 80% do trabalho está concluído e a previsão é que seja finalizado até 31 de maio.
A segunda etapa, 100% custeada pela Celesc, tem como objetivo aproveitar a nova rede da Surfland e estendê-la até a Subestação de Garopaba, gerando assim uma recursividade de alimentação para a cidade.
O gerente regional da Celesc em Tubarão, Giocondo Tasso, explica que, no momento, Garopaba possui apenas o alimentador IBA07, de 34,5KV, como uma opção de alimentação por Imbituba. “Quando ocorre um acidente nesse alimentador, perde-se a subestação Garopaba e o município fica sem energia, sendo possível apenas alimentar uma pequena carga pelo IBA10, de 13,8KV. Então estamos aproveitando o trecho de obra até a Surfland para fazer uma conexão e levar uma nova rede de 34,5 KV até a subestação Garopaba. Com isso, teremos um plano B para abastecer a cidade no caso de um abalroamento ou rompimento de cabo, por exemplo”, diz.
Esta segunda etapa das obras teve início em agosto do ano passado e está 70% concluída. A previsão é que os trabalhos estejam concluídos até o dia 1º de agosto.