P U B L I C I D A D E

Oito líderes de organização criminosa são presos em operação no Norte catarinense

Segundo investigação, grupo atuava em Joinville.
Foto: PCSC/Divulgação

Redação PIXTV (Site)

6 de agosto de 2025

atualizado às 10:55

A Polícia Civil deflagrou na manhã de ontem (5) uma operação para prender lideranças de uma facção criminosa que atua em Joinville, cidade do Norte de Santa Catarina. A ação resultou na prisão de oito integrantes do “Quadro Geral”, considerado o mais alto escalão da organização, segundo a corporação.

As ordens judiciais são fruto de uma investigação complexa que identificou os responsáveis por tomar decisões estratégicas da facção, incluindo a autorização de ao menos 14 homicídios registrados em 2024. Os crimes foram executados por meio dos chamados “tribunais do crime”, estrutura usada pela organização para julgar e punir, inclusive com morte, membros, rivais e até civis que descumprem suas regras.

Os presos também responderão por outros crimes, como integração de organização criminosa armada. A operação também prendeu em flagrante dois suspeitos por embaraçar investigação policial — após destruição proposital de provas — e um por tráfico de cocaína, totalizando 11 presos nesta manhã.

Hierarquia e poder dentro da facção

Na estrutura da facção, o Quadro Geral funciona como um conselho de elite, com funções como arrecadação (dízimo), gestão de patrimônio, articulação, elaboração de relatórios e aplicação de punições severas, conhecidas como “disciplinas”. Um dos presos ocupava o cargo de “Geral da Cidade”, posto de maior influência local, exercido por mais de 10 anos.

Alguns dos alvos tinham acesso direto aos fundadores da facção, o que, segundo a Polícia Civil, evidencia o grau de periculosidade e o poder de articulação dos presos.

Força-tarefa

A operação mobilizou 60 policiais civis das delegacias Especializadas do Departamento de Investigação Criminal (DIC), além de agentes das delegacias de Joinville, São Francisco do Sul, Itapoá e Garuva. Policiais penais também participaram por meio das unidades de monitoramento eletrônico. A Polícia Científica deu apoio na análise de vestígios digitais.

VEJA TAMBÉM:

img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
modelo siteYT (1)
Denúncia de vereador sobre invasões de terra em Santa Catarina respinga em Garopaba
03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
1-5
Polícia Militar apreende drogas em veículo e residência de homem em Garopaba (SC)
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (12)
Labirintite: O que é, como identificar e formas de tratamento - Pix Saúde
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E