A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu em flagrante duas mulheres durante a 90ª Operação Fios e Cabos, realizada nesta segunda-feira (29), no litoral gaúcho. A ação ocorreu no município de Imbé e teve como foco o combate ao furto e à comercialização ilegal de fios e cabos pertencentes a concessionárias de serviços públicos.
A operação foi coordenada pela Secretaria de Segurança Pública e contou com a atuação conjunta da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e dos Serviços Delegados, Brigada Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Instituto-Geral de Perícias (IGP) e representantes legais das concessionárias de energia elétrica e telefonia.
Durante a fiscalização, quatro estabelecimentos comerciais foram vistoriados. Em dois deles, as proprietárias foram autuadas em flagrante pelos crimes de furto de energia elétrica e receptação qualificada. Segundo a delegada Fernanda Drews Amorim, foi constatada a prática de mercancia ilícita de bens públicos, considerados de propriedade exclusiva de empresas concessionárias de serviços essenciais.
Além das prisões, os agentes apreenderam 10,5 quilos de fios e cabos de alumínio pertencentes a uma concessionária de energia elétrica. Ao todo, a operação mobilizou 45 servidores das forças de segurança pública do Estado.
De acordo com a Polícia Civil, ações como a Operação Fios e Cabos têm caráter preventivo e repressivo e buscam coibir crimes que causam prejuízos à população, como interrupções no fornecimento de energia e telefonia, além de riscos à segurança.






