Nesta quarta-feira (19), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Leopoldo, realizou a Operação Minerador, voltada ao combate a lideranças do crime organizado em toda a região metropolitana de Porto Alegre, litoral e interior do Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM: Motorista sob efeito de álcool e drogas perde o controle do carro e para dentro do mar em Floripa
Foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva e 17 mandados de busca e apreensão em Sapucaia do Sul, Esteio, Novo Hamburgo, São Leopoldo, Porto Alegre, Palmares do Sul, Charqueadas, Montenegro e Canoas. Até o momento, dez pessoas foram presas. A ação também resultou na apreensão de três armas, munições, dois veículos, drogas e R$ 26 mil em dinheiro.



A operação é um desdobramento da Operação Liberdade, realizada entre 2024 e 2025, e recebeu o nome de “Minerador” em referência ao líder da organização criminosa, preso desde outubro de 2024.
O indivíduo possui antecedentes por cinco homicídios qualificados, latrocínio, tráfico de drogas, associação para o tráfico e participação em organização criminosa.
Segundo o delegado Ayrton Figueiredo Martins Júnior, titular da Draco de São Leopoldo, outros integrantes do grupo seguem sendo alvo de prisões preventivas e buscas domiciliares por envolvimento em tráfico de drogas, tráfico de armas e organização criminosa.
As investigações apontam que o grupo mantém controle do tráfico de drogas nos bairros Pinheiros e Campestre, em São Leopoldo, ampliando o alcance das ações criminais na região.









