A Polícia Civil apreendeu, nesta quinta-feira (14), cerca de R$ 500 mil em produtos falsificados durante uma operação de combate à pirataria em Joinville, no Norte de Santa Catarina. A ação foi coordenada pela Delegacia de Investigação de Crimes Ambientais e Crimes contra as Relações de Consumo (DCAC/DEIC).
Seis estabelecimentos comerciais no Centro da cidade foram fiscalizados, resultando na apreensão de aproximadamente 10 mil itens contrafeitos. Entre eles estavam fones de ouvido, capas de celular e cabos de carregamento de marcas como Apple, Motorola e Samsung.
De acordo com a Polícia Civil, os envolvidos responderão por crimes contra a propriedade imaterial, contra as relações de consumo e contra a ordem tributária, com penas que podem chegar a cinco anos de prisão, além de multas.
As investigações continuam para identificar outras redes de produção e venda de produtos falsificados no estado. Segundo o Fórum Nacional Contra a Pirataria, esse tipo de comércio causa prejuízos de cerca de R$ 500 bilhões por ano no Brasil, além de gerar concorrência desleal, sonegação fiscal e riscos à saúde e segurança dos consumidores.


