Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Operação investiga fraudes em licitações em cidade de SC

Quatro pessoas foram presas durante a ação policial, entre elas um vereador de Quilombo, no Oeste do Estado.
Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (2) a operação "Desvio de Rota". | Foto: Divulgação

Redação PIXTV (Site)

2 de maio de 2024

atualizado às 15:41

A Polícia Civil realizou nesta quinta-feira (2) uma operação contra suspeitos de cometerem crimes dentro da administração pública de Quilombo, no Oeste de Santa Catarina. A ação "Desvio de Rota", como foi batizada, cumpriu nove mandados de busca e apreensão e três de prisão. Uma quarta pessoa foi presa por porte ilegal de arma. Um vereador da cidade, Nereu Lima (PL), está entre os detidos.

Os agentes da 5ª Delegacia Especializada no Combate à Corrupção (DECOR) de Chapecó cumpriram as ordens judiciais nas cidades de Quilombo e São Lourenço do Oeste, ambas no Oeste catarinense, e também em Pato Branco, no Paraná.

"A operação é desdobramento da apuração de supostas fraudes licitatórias no setor de obras do município de Quilombo, além de outras infrações penais relacionadas, como organização criminosa, lavagem de dinheiro e advocacia administrativa", informou a Polícia Civil.

As investigações demonstraram um aumento nas contratações do setor, com previsões na casa dos R$ 19 milhões — seis vezes maior que a média dos municípios semelhantes.

Os agentes teriam encontrado alterações, principalmente, “subordinadas ao favorecimento e ajuste prévio que levaram à violação da concorrência das licitações por empresas da região, as quais supostamente atuavam em conluio com ocupantes de cargos públicos para sagrarem-se vitoriosas nas disputas”.

Por tal razão, houve a decretação judicial das prisões e buscas, após representação da autoridade policial, além de uma série de outras medidas cautelares, em especial de natureza patrimonial – com bloqueios de ativos dos investigados -, além do afastamento cautelar de duas servidoras do executivo municipal.

VEJA TAMBÉM:

DCIM101MEDIADJI_0579
Veja os shows nacionais da 24ª Quermesse de Garopaba (SC)
modelo siteYT (25)
Garopaba (SC): saiba os dias de cada atração da 24ª Quermesse
modelo siteYT (10)
Garopaba (SC): casal é preso por tráfico no bairro Campo Duna
maquinas-fantasmas-em-imbituba-944x531
Operação apura fraudes na Prefeitura de Imbituba (SC)
modelo siteYT (2)
Garopaba (SC) abre inscrições para Rainha da XXIV Quermesse
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E