A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio das delegacias de Chapecó e Joinville, participou da operação “Mensa Ficta”, deflagrada nesta quarta-feira (6), em parceria com a Polícia Civil de Goiás. A ação teve como objetivo desarticular uma associação criminosa especializada em estelionatos por fraude eletrônica e lavagem de dinheiro, que aplicava golpes milionários na venda fraudulenta de veículos de luxo.

A investigação começou após denúncia de uma vítima em Goiânia (GO), que perdeu cerca de R$ 1 milhão ao tentar comprar um carro seminovo anunciado em grupos de aplicativos de mensagens.
Segundo as apurações, os criminosos criavam grupos e, para ganhar a confiança das vítimas, apresentavam documentos falsificados, como laudos cautelares e informações técnicas que simulavam a legalidade dos negócios. Mesmo com os pagamentos realizados, os carros jamais eram entregues.
O grupo atuava há pelo menos quatro anos e fez vítimas em diversos estados, incluindo Santa Catarina, Alagoas, Ceará e Rio Grande do Sul.
Durante a operação, foram cumpridos 12 mandados judiciais, entre buscas, apreensões e prisões preventivas, nas cidades de Ituiutaba (MG), Pires do Rio (GO), Joinville (SC) e Chapecó (SC). Além disso, houve o bloqueio e sequestro de valores que somam R$ 1 milhão.