Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Operação mira advogados, ex-agente prisional e presos em SC

Dois mandados de prisão preventiva e 21 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta terça-feira (25) durante ação contra organizações criminosas.
Gaeco deflagra nova fase de operação que apura a prática de crimes ligados às organizações criminosas. | Foto: MPSC/Divulgação

Redação PIXTV (Site)

25 de junho de 2024

atualizado às 14:45

Na manhã desta terça-feira (25), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), coordenado pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), deflagrou a operação "Sob Encomenda 4". A ação visa apurar crimes previstos na Lei de Organizações Criminosas, cometidos por advogados e integrantes de facções reclusos no sistema prisional catarinense e de outros Estados.

Os agentes cumpriram 21 mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão preventiva nas cidades catarinenses de Joinville e Barra Velha, no Norte do Estado, Blumenau, no Vale do Itajaí, e Imbituba e Criciúma, no Sul, além do município paulista de Praia Grande. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Joinville.

Ao todo, 17 pessoas são investigadas, entre elas três advogados, incluindo os dois alvos dos mandados de prisão, em Joinville. O ex-agente prisional temporário investigado também é da cidade do Norte catarinense.  

Pessoas já presas estão entre alvos. | Foto: MPSC

Foram alvo de buscas pessoas presas no sistema prisional do Estado, distribuídas na Penitenciária Industrial de Joinville, Presídio Regional de Joinville (unidades masculina e feminina) e Presídio Regional de Blumenau, além de pessoas envolvidas com a organização criminosa em liberdade.

"A operação ora deflagrada é desdobramento da Operação "Sob Encomenda I, levada a efeito em agosto de 2021, que visava estancar a prática da chamada "sintonia" entre advogados e faccionados internos do Sistema Prisional em prol de organização criminosa", informou o MPSC.

O órgão informou que a investigação segue em segredo de justiça. 

VEJA TAMBÉM:

Friends choosing a movie to watch together at home, video on demand concept
Fim da pirataria da TV a cabo, também conhecidas como gatonet.
policia-militar-2-800x600
Mãe e filho morrem em grave acidente na BR-282, em Lages (SC)
furto-de-roupa
'Queria abrir uma loja', diz mulher presa por furto em loja de Tubarão (SC)
whatsapp-image-2024-07-03-at-122950
Grupo é preso quando fazia desmanche de carro furtado em Joinville (SC)
modelo siteYT (3)
Garopaba (SC) recebe 1º Bazar Animal com produtos doados pela Receita Federal 
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E