P U B L I C I D A D E

Operação Natal Seguro fiscaliza 1150 mil produtos em SC

Imetro estadual verificou segurança e qualidade de brinquedos, bicicletas infantis e luminárias pisca-piscas.
Dos 115.449 produtos fiscalizados, foram encontrados 2.127 itens com irregularidades. | Fotos: Divulgação / Imetro-SC

Redação PIXTV (Site)

10 de dezembro de 2024

atualizado às 14:04

Mais de 115 mil produtos já foram fiscalizados pelo Instituto de Metrologia do Governo de Santa Catarina, o Imetro-SC, durante a operação especial Natal Seguro, realizada em todo o Estado. Com a proximidade da data, que movimenta o comércio, fiscais foram às ruas para verificar a segurança e a qualidade dos brinquedos, bicicletas infantis e luminárias pisca-piscas.

Leia também: Lula passa por cirurgia para drenagem de hematoma

Dos 115.449 produtos fiscalizados, foram encontrados 2.127 itens com irregularidades. Eles foram apreendidos e os estabelecimentos notificados. As empresas têm prazo de 10 dias para apresentarem defesa ao Instituto. 

“Entre a maior parte das irregularidades foram encontrados brinquedos sem a certificação, ou com a certificação de outro produto. No caso dos pisca-piscas, foi constatado que alguns lotes não tinham a devida marcação, o que não está de acordo com a legislação”, explica o diretor de Fiscalização da Qualidade do Imetro-SC, Vinícius Moreira.

O presidente do Imetro-SC, Alexandre Soratto, explica que o objetivo da Operação é trazer mais segurança para o consumidor. “O Selo do Inmetro no produto indica que ele passou por testes e está em conformidade com as normas de segurança”, alerta.

No caso de brinquedos e bicicletas, a ação buscou identificar produtos que não tenham passado pelo processo de certificação. Já em relação às luminárias natalinas, os fiscais verificaram as informações obrigatórias para o consumidor e se o plugue está no padrão brasileiro.

Ação conjunta com o Procon

Na cidade de Biguaçu, na Grande Florianópolis, fiscais do órgão realizaram a ação em parceria com a equipe do Procon-SC. O objetivo é fortalecer as diferentes frentes de fiscalização em prol do consumidor.

Ouvidoria

Consumidores que desconfiarem de irregularidades devem entrar em contato pela Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200 (segunda a sexta-feira, das 12h às 19h).

Fonte: Secom SC

VEJA TAMBÉM:

invasao-casas-525x350
Cachorro protege família e impede crime em casa no bairro Campeche, em Florianópolis
0g0a3277
Bombeiros descartam explosão antes de desabamento em restaurante em São Paulo
modelo siteYT
Polícia investiga irregularidades em clínica de reabilitação na Praia do Rosa, em Imbituba (SC)
modelo siteYT (2)
Motorista diz que caminhão está vazio, PRF insiste em vistoria e acha contrabando milionário em SC
img_6731D927CD0B0D45F4353CD772529FC21B59
Comitiva de Garopaba (SC) avança em tratativas por obras e programas federais em Brasília
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E