Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Papa diz que Nicarágua é uma ‘ditadura grosseira’ e Ortega tem ‘desequilíbrio’

Redação PIXTV (Digital)

10 de março de 2023

atualizado às 17:50

O papa Francisco qualificou a Nicarágua, nesta sexta-feira (10), como uma "ditadura grosseira" e declarou que o presidente Daniel Ortega tem um "desequilíbrio", em entrevista ao jornal online argentino Infobae.

As declarações do pontífice foram feitas dias após o governo do país centro-americano decidir fechar as universidades vinculadas à Igreja Católica.

Leia também: Nicarágua fecha universidades católicas em meio a perseguição religiosa

"Com muito respeito, não me resta senão pensar em um desequilíbrio da pessoa que lidera", disse Francisco, referindo-se a Ortega, no poder desde 2007 e reeleito sucessivamente em votações questionadas.

Na entrevista, o papa argentino fez referência, sem nomeá-lo, ao bispo católico Rolando Álvarez, condenado em fevereiro a 26 anos de prisão por, entre outras acusações, atentar contra a integridade nacional.

"Temos um bispo na prisão, um homem muito sério, muito capaz. Ele quis dar o seu testemunho e não aceitou o exílio", afirmou.

O bispo de Matagalpa, de 56 anos, estava detido desde agosto por conspiração e se recusou a ser deportado aos Estados Unidos com outros 222 opositores libertados e expulsos do país por serem considerados "traidores da pátria".

"É como trazer de volta a ditadura comunista de 1917 ou a ditadura de Hitler de 1935 (...) São tipos de ditaduras grosseiras", afirmou o santo padre.

A Nicarágua enfrenta uma onda de condenações da comunidade internacional devido à condução autoritária do Executivo de Ortega, que governa com sua esposa, a vice-presidente Rosario Murillo.

Centenas de opositores foram detidos no país no contexto da repressão aos protestos multitudinários contra o governo em 2018. Desde então, o governo enfrenta também o mundo eclesiástico e líderes da Igreja que têm criticado suas políticas.

Há quase um ano, o governo expulsou, por exemplo, o núncio apostólico Waldemar Stanislaw Sommertag.

Na terça-feira (07), o Ministério de Governança (Interior) cancelou a personalidade jurídica da Universidade Juan Pablo II - da Conferência Episcopal da Nicarágua - e da Universidade Autônoma Cristã da Nicarágua (UCAN), alegando "descumprimentos" de leis.

No mesmo dia, o diário oficial também anunciou a dissolução dos organismos católicos beneficentes Cáritas Nicarágua e Cáritas Diocesana de Jinotega.

Leia mais: Nicarágua: Regime de Daniel Ortega é comparado ao nazismo pela ONU

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Troféu do novo mundial de clubes da FIFA é revelado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E