A Expresso Garopaba, concessionária responsável pelo transporte público de Garopaba, no Sul de Santa Catarina, paralisou as atividades na manhã desta segunda-feira (13). A empresa informou que vem enfrentando atrasos nos pagamentos desde 2023, ano em que o Programa Tarifa Zero foi implementado.
Em nota, a concessionária informou que, desde junho de 2024, a prefeitura da cidade passou a realizar os pagamentos de forma parcelada, o que resultou no acúmulo de valores em aberto. Segundo o documento, a situação piorou quando a empresa deixou de receber os pagamentos pelos serviços prestados por quilômetro rodado, referentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro.
A empresa também alega que a prefeitura não tem cumprido o contrato firmado, especialmente no que diz respeito ao reajuste do valor do quilômetro rodado.
A concessionária destacou que, em 26 de dezembro de 2024, encaminhou um ofício à Diretora de Trânsito e Mobilidade da Prefeitura de Garopaba, Tatiane Pereira dos Santos, detalhando os problemas enfrentados.
Na semana passada, em entrevista à rádio local 94.7 FM, ao ser questionado sobre boatos de possível paralisação por parte da concessionária, o prefeito Junior de Abreu Bento (PP) disse que a gestão pública não havia sido notificada.
A administração municipal ainda não se pronunciou oficialmente sobre a situação. Ainda não há previsão para a retomada dos serviços. Confira abaixo a nota divulgada pela Expresso Garopaba: