O paranaense Murilo Lopes Santos, de 26 anos, natural de Castro, nos Campos Gerais (PR), morreu em combate na Guerra da Ucrânia, na cidade de Zaporizhzhia. A informação foi confirmada pelos familiares.
Em entrevista ao g1, a mãe de Murilo, Rosângela Pavin Santos, conta que o jovem se alistou voluntariamente e chegou ao país do leste europeu no dia 3 de novembro de 2022, motivado pelo desejo de lutar ao lado das forças ucranianas contra a invasão russa, que dura mais de dois anos.
Em agosto de 2023, outro paranaense morreu na guerra. Ele era de Curitiba.
No Brasil, o jovem serviu o Exército no município de Castro por cerca de um ano e meio e saiu apenas porque a instituição deu baixa após ter prestado o tempo de serviço militar.
A morte de Murilo foi comunicada à família na sexta-feira (5), por um colega de combate que enviou uma mensagem ao pai do jovem.
"Ele falou que eles estavam sendo invadidos lá, que estavam sem luz. Disse que está bem complicado lá e que ia perder o contato […] Ele disse que não poderia me dar muita esperança", relatou a mãe.
Ninguém da Ucrânia ou de embaixadas fez contato com a família, segundo Rosângela. A família diz não saber como e com quem falar para trazer o corpo de Murilo para o Brasil.
Fonte: g1