Pedras Grandes, no Sul de Santa Catarina, vai inaugurar na manhã deste sábado (2) o que pode ser o carro de boi mais pesado do mundo. Segundo a prefeitura, obra presta uma homenagem simbólica ao pequeno agricultor.
Instalado no Parque Casa dos Arcos, o monumento impressiona pelas dimensões: cerca de 15 toneladas, 12 metros de comprimento, 2,6 metros de largura e rodas com dois metros de altura. A estrutura foi construída com arame, concreto e talas de aço reaproveitadas da histórica Ponte Hercílio Luz.
A obra é mais uma criação idealizada pelo prefeito e executada a quatro mãos pelo metal-mecânico Jony de Bona Porton e pelo escultor uruguaio Pedro Saenz. O carro de boi estilizado, tracionado por uma junta de bois moldados em arame e cimento, está prestes a se tornar uma das principais atrações turísticas da cidade.
Com cerca de dez metros de comprimento, o conjunto conta com duas rodas de aço de quase dois metros de altura e dois bois de cimento, medindo aproximadamente quatro metros de comprimento por dois de altura. A expectativa é que se torne a estrutura mais pesada do mundo nesse formato.
Segundo o prefeito Agnaldo Filippi, o monumento segue o conceito dos demais projetos do Parque Casa dos Arcos, todos feitos com materiais reciclados da Ponte Hercílio Luz.
“O nosso objetivo com mais este monumento, que a exemplo dos demais utiliza material reciclado proveniente da Ponte Hercílio Luz, é homenagear os agricultores, tão importantes para a economia de Pedras Grandes. O carro de boi foi, na época da colônia Azambuja, um meio de transporte fundamental para o escoamento da produção agropecuária. Hoje, com o agronegócio e com as pequenas propriedades rurais, queremos reconhecer este setor da economia que é destaque em Pedras Grandes”, afirma.

