As vítimas do acidente com nove mortos ocorrido no último domingo (20) na BR-376, em Guaratuba (PR), serão veladas em Pelotas, na Região Sul do Rio Grande do Sul, nesta terça-feira (22). A cerimônia coletiva será realizada na sede campestre do clube Centro Português 1º Dezembro.
Os corpos devem chegar a cidade gaúcha a partir do começo da tarde. Os mortos são sete atletas de remo do projeto Remar Para o Futuro, com idades entre 15 e 20 anos; o coordenador do time; e o motorista da van que transportava a delegação para um torneio realizado em São Paulo.

- Oguener Tissot (coordenador), 43 anos, natural de Pelotas
- Samuel Benites Lopes, 15 anos, natural de São José do Norte
- Henry Fontoura Guimarães, 17 anos, natural de Pelotas
- João Pedro Kerchiner, 17 anos, natural de Pelotas
- Helen Belony, 20 anos, natural de Pelotas
- Nicole da Cruz, 15 anos, natural de Pelotas
- Angel Souto Vidal, 16 anos, natural de Pelotas
- Vitor Fernandes Camargo, 17 anos, natural de Pelotas
- Ricardo Leal da Cunha (motorista), 52 anos
Em São Paulo, a delegação participou do Campeonato Brasileiro Unificado na raia olímpica da Universidade de São Paulo (USP). Na noite de domingo (20), a van que transportava os membros da equipe de volta para Pelotas foi atingida por uma carreta contêiner na BR-376, nas imediações de Guaratuba, divisa entre Paraná e Santa Catarina.
A PRF informou que a suspeita é que a carreta perdeu os freios e colidiu na traseira da van. Com o impacto, a van bateu em outro carro, rodou na rodovia e, em seguida, foi arrastada para fora da pista pelo caminhão, que tombou sobre ela.

Sobreviventes
Duas pessoas sobreviveram ao acidente: o atleta João Pedro Milgarejo, de 17 anos, e o motorista do caminhão envolvido no acidente. Os dois já receberam alta do hospital.
Projeto Remar para o Futuro
O projeto Remar Para o Futuro, é uma parceria entre Prefeitura, Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e clube Centro Português 1º de Dezembro. A iniciativa ocorre desde 2015 no município e, até o ano passado, já havia emplacado 12 atletas nas categorias de base da Seleção da modalidade.
O projeto promove, ao longo do período, a fim de apresentá-lo a adolescentes de 13 a 15 anos de idade da rede municipal de ensino, palestras, mostra de materiais utilizados na prática do esporte e relatos de alunos participantes, com dois processos seletivos anuais, abrindo 15 vagas por semestre. Conta com equipe multidisciplinar, envolvendo profissionais de nutrição, fisioterapia, odontologia e educação física.
Com informações do g1
VEJA TAMBÉM:
- Mais de dois meses após acidente, empresária de Garopaba (SC) segue internada na Grande Florianópolis
- Motorista fica ferido após bater na traseira de caminhão em Tubarão (SC)
- Encontro em Cascavel (PR) debate desenvolvimento mútuo do turismo na Região Sul do país
- Motociclista fica ferido após batida frontal com carro na BR-101, em Imbituba (SC)
- 19ª Fenasul Expoleite recebe mais de 200 mil visitantes em cinco dias de programação em Esteio (RS)
- Empresária de Garopaba (SC) sofre grave acidente de moto e família faz campanha para doação de sangue






