Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Plantas emitem sons em situações de estresse

Redação PIXTV (Digital)

31 de março de 2023

atualizado às 18:38

Você sabia que as plantas emitem sons? Elas emitem ruídos quando são submetidas a algum tipo de estresse. Bem parecido com os humanos, não é?

Porém os sons que as plantas emitem é em uma frequência que os humanos não conseguem ouvir, mas são semelhantes ao estouro de plástico-bolha.

Essa descorberta é crédito da pesquisa de cientistas da Univresidade de Tel Aviv. O estudo foi publicado nesta quinta-feira (30) pela revista Cell. Os cientistas estudaram esses sons em plantas de tomate e tabaco “estressadas”, seja por causa da falta de água ou porque um caule foi cortado.

Na descoberta

Os cientistas descobriram que as plantas emitem certos 'Cliques" e "Estalos" na faixa de 40 a 80 quilohertz (kHz) - por isso nós não conseguimos ouvir, já que o ouvido humano capta sons até uma faixa aproximada de 20kHz.

Quando os cientistas cortaram os caules, ou quando deixaram as plantas sem água, elas emitiram mais "barulho" e mais rápido. Esses ruídos puderam ser captados em uma distância de até 5 metros.

Já quando as plantas estão bem, elas produzem menos de um som por hora, segundo o estudo. Quando se estressam, emitem com mais frequência, entre 30 e 50 por hora.

Plantas e animais

A frequência desses sons, você já sabe que os humanos não podem ouvir porque é muito alta para os nosso ouvidos, mas existem animais e plantas que “podem ouví-los, então há uma chance de haver muita interação acústica acontecendo”, disse o coordenador do estudo Lilach Hadany, da Universidade de Tel Aviv, em Israel.

Para captar os sons, os cientistas treinaram um algoritmo de inteligêngia artificial que identifica a planta e a causa um tipo de estresse com base no tipo de ruído apresentado.

Os sons podem ser captados a uma distância entre 3 e 5 metros e ficam mais altos conforme a planta passa por privação de água. | Foto: Reprodução/Cell

 

Como registraram

Os pesquisadores utilizaram microfones, uma câmara acústica à prova de som e uma estufa. Eles usaram os microfones para gravar as plantas, selecionaram folhas de tomate e tabaco saudavéis, depois as submeteream a algum tipo de estresse. Primeiro isso tudo ocorreu na câmara acústica à prova de som e depois na estufa, que era mais barulhenta.

Depois de registrar as plantas, eles usaram o algoritmo de inteligêngia artificial - mencionado anteriormente - para diferenciar as plantas estressadas das não estressadas, bem como as que estavam sem água das que tiveram o caule cortado. Assim a equipe descobriu que as plantas estressadas emitem mais sons do que as que não foram "estressadas".

Essas vibrações registradas em plantas, já haviam ocorrido antes, mas está é a primeira evidência de que elas são transmitidas pelo ar, fato que as torna mais relevantes para outros organismos do ambiente, explica a publicação.

As plantas interagem com insetos e outros animais, muitos dos quais usam o som para se comunicar, “então seria altamente inadequado para as plantas não usar som algum”, disse Hadany da Universidade de Tel Aviv.

Informações: Estadao.com/G1

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Troféu do novo mundial de clubes da FIFA é revelado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E