Ibiraquera, um dos bairros mais cobiçados e turísticos da cidade de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, registrou cinco furtos a veículos nos últimos três meses (setembro, outubro e novembro) deste ano, de acordo com a Polícia Militar (PM). Durante o verão, esse tipo de crime tende a aumentar, já que a região abriga a Praia do Rosa, que é bastante visitada por moradores e turistas, especialmente argentinos.
O 34º Batalhão de Polícia Militar (BPM) informou à PIXTV que tem intensificado as suas ações em períodos de maior demanda, como feriados. A corporação também reiterou que terá reforço de outras unidades durante a Operação Verão, com o objetivo de garantir um serviço mais eficiente e ostensivo.
A polícia de Imbituba está fechando o cerco contra a bandidagem. No dia 15 de novembro, quatro membros de uma quadrilha, especializada em furtos de veículos com uso de dispositivo bloqueador de sinal remoto, conhecido como 'chapolin', foram presos.
A ocorrência teve início durante o atendimento a um furto em um veículo estacionado em um restaurante, no bairro Araçatuba. Enquanto atendiam o caso, os militares receberam, via rádio, a informação de outro furto com características semelhantes em um supermercado próximo. Suspeitando que os crimes poderiam ter sido cometidos pelos mesmos autores, as guarnições rapidamente reuniram informações e características dos possíveis envolvidos.
Com os dados obtidos, as equipes iniciaram buscas e localizaram o veículo suspeito. Durante a abordagem, foram encontrados diversos objetos furtados, além de dispositivos “chapolins” e chaves usadas para abrir veículos.
Os furtos sem a prisão de seus autores permanecem sob investigação, sendo apurados em conjunto pela Polícia Civil e Polícia Militar. Em muitos casos, os bandidos arrombam os veículos estacionados em via pública e furtam objetos pessoais das vítimas, como cartões, eletrônicos, acessórios e dinheiro.
Dicas de segurança para inibir ações criminosas
A Polícia Militar repassou algumas dicas de segurança para os moradores e turistas.
- Evite deixar objetos à vista: bolsas, mochilas, celulares ou qualquer item de valor no interior do carro chamam a atenção de criminosos. Guarde-os no porta-malas ou leve consigo.
- Tranque sempre o veículo: certifique-se de que as portas, janelas e o porta-malas estão devidamente travados, mesmo que a parada seja rápida.
- Use alarmes e dispositivos de segurança: sistemas de rastreamento, bloqueadores ou travas adicionais ajudam a inibir ações criminosas.
- Estacione em locais seguros: prefira estacionamentos pagos, bem iluminados e movimentados. Evite ruas desertas ou de pouca visibilidade.
- Cuidado com abordagens suspeitas: fique atento ao entorno ao estacionar ou sair do veículo, principalmente em horários e locais de menor movimento.
Furtos em Praias
- Leve apenas o essencial: evite carregar objetos de valor, como joias, relógios caros, cartões de crédito ou grandes quantias de dinheiro.
- Nunca deixe pertences desacompanhados: se estiver sozinho, procure sempre deixar seus itens pessoais em locais seguros, como guarda-volumes disponíveis nas praias.
- Utilize bolsas discretas: mochilas ou bolsas chamativas podem atrair a atenção de oportunistas.
- Fique atento a movimentos ao redor: observe se há pessoas com comportamento suspeito próximo ao seu espaço.
- Organize-se em grupo: combine com amigos ou familiares um revezamento para que alguém esteja sempre cuidando dos pertences enquanto outros se divertem.