A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) realizou uma operação conjunta com a Polícia Militar Ambiental (PMA), e flagrou dois homens praticando pesca irregular na represa de Volta Grande, no interior do município, na comunidade de Cerro Azul, Norte do Estado. O fato foi registrado na manhã de terça-feira (16).
As guarnições foram acionadas via Centro de Operações Policiais Militares (Copom) para averiguar uma denúncia de pesca irregular. No deslocamento, os policiais abordaram um veículo com um homem, que informou que havia pescado na represa e que o material encontrado em seu veículo era de sua propriedade.
A outra guarnição que estava nas imediações conseguiu localizar outro veículo, também com diversos itens utilizados para a pesca predatória. O veículo foi abordado e o motorista informou que os materiais e peixes encontrados em seu veículo eram de propriedade do primeiro homem, e que apenas havia feito um favor de transportá-los.
Até o dia 31 de janeiro, a pesca é vedada, uma vez que o período da Piracema é dedicado à reprodução de peixes nativos da bacia hidrográfica do Rio Paraná, de acordo com a instrução normativa do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no 25, de 1° de setembro de 2009.
Desta forma, a PMA assumiu a ocorrência e apreendeu todos os materiais utilizados para a prática do crime, assim como o montante de pescados, que totalizaram em 53 metros de redes, uma tarrafa, 140 bóias “loucas” e duas caixas térmicas com 38,4 kg de peixes. Um boletim ocorrência foi registrado e o homem recebeu multa.