A Polícia Civil do Rio Grande do Sul prendeu três homens em flagrante na manhã desta segunda-feira (12), durante uma operação realizada na localidade da Chicaca, interior de Dom Pedrito, na Fronteira com o Uruguai. A ação, coordenada pela 1ª Delegacia Especializada em Crimes Rurais e Abigeato (Decrab) de Bagé, contou com o apoio da 2ª Decrab de Alegrete e da Secretaria da Agricultura.
LEIA TAMBÉM: Feira de Cerâmica reúne 15 expositores no MULTI Open Shopping, em Florianópolis
A investigação apurou que propriedades rurais da região estariam envolvidas com a receptação de defensivos agrícolas e maquinário furtado, além da prática de crime ambiental. Com mandados de busca e apreensão em mãos, os agentes cercaram dois imóveis e encontraram grande quantidade de produtos e equipamentos de origem ilícita.
Em uma das abordagens, um dos suspeitos tentou fugir armado e dispensou duas armas no campo. Uma terceira arma foi localizada dentro da casa. No local, os policiais encontraram defensivos agrícolas armazenados irregularmente dentro de um ônibus em situação documental irregular, além de um caminhão carregado com embalagens vazias sem comprovação de origem.
Parte das embalagens, segundo a Polícia Civil, vinha sendo queimada como forma de ocultar a procedência, o que também configura crime ambiental.
Outro item apreendido foi um graneleiro avaliado em mais de R$ 50 mil, furtado em 2024 no município de Salto do Jacuí. A vítima já foi identificada e apresentou documentação que comprova a propriedade.
“Acreditamos que os produtos apreendidos sejam provenientes de diversas vítimas. Através da análise dos lotes dos defensivos, esperamos identificar os proprietários lesados e avançar na completa desarticulação desta organização criminosa”, ressaltou o Delegado Guilherme Nunes.
A corporação informou que as investigações continuam para apurar o envolvimento de outros suspeitos e a extensão total do prejuízo causado pelo esquema criminoso.