Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Polícia federal deflagra operação contra fraudes no INSS em SC

Escritórios de advocacia e de consultoria de Chapecó e Itajaí foram alvos da Operação Estrela Cadente.
Operação aconteceu em duas cidades catarinenses. | Foto: Arquivo/Polícia Federal

Redação PIXTV (Site)

12 de junho de 2024

atualizado às 15:10

A Polícia Federal deflagrou, na manhã de terça-feira (11), a operação Estrela Cadente para apurar fraudes na concessão de benefícios previdenciários em Santa Catarina. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências, escritórios de advocacia e de consultoria, em Itajaí, no Litoral Norte, e em Chapecó, no Oeste. 

"Com as medidas, buscam-se confirmar a participação dos investigados, descobrir atores ocultos, confirmar o rol de beneficiados e apreender parte dos recursos apropriados", disse a corporação.

A PF informou que uma organização criminosa formada por servidores públicos, advogados, consultores e segurados é suspeita de ter conseguido, por meio da inserção de dados falsos nos sistemas do INSS, o deferimento de centenas de benefícios previdenciários. Atualmente, mais de 400 processos concessivos estão sob análise.

Exame inicial de amostra em vinte processos, analisados por policiais e integrantes do Núcleo de Inteligência da Previdência, confirmou a existência de irregularidades. "Foi identificado que servidores do INSS avocaram irregularmente processos de solicitação de benefícios. Com a inserção e validação de informações falsas nos sistemas da Previdência Social, os pedidos foram deferidos e os segurados já estariam recebendo tais benefícios irregularmente", afirmou a Polícia.

Os investigados poderão responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato previdenciário, inserção de dados falsos no sistema informativo do INSS, entre outros, com penas que podem chegar a 30 anos de prisão.

VEJA TAMBÉM:

Friends choosing a movie to watch together at home, video on demand concept
Fim da pirataria da TV a cabo, também conhecidas como gatonet.
policia-militar-2-800x600
Mãe e filho morrem em grave acidente na BR-282, em Lages (SC)
dasdfG
SC: professora fica cerca de 25 horas desaparecida em Imbituba
1707322309902
PIXTV agora está na plataforma de streaming Zapping
sirene-50992-51979-58637-79519_80157
SC: mulher é encontrada morta e com sinais de violência dentro de casa
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E