P U B L I C I D A D E

Polícia mira cúpula de facção catarinense e prende advogados ligados ao crime

Ação cumpriu mandados em 13 cidades de SC, PR e AL, resultando em sete prisões e diversas apreensões.
Foto: PCSC/Divulgação

Redação PIXTV (Site)

6 de maio de 2025

atualizado às 15:06

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou nesta segunda-feira (6) a operação "Queda da Torre", com foco no desmantelamento de uma facção criminosa atuante no Estado. A ação foi conduzida pela Delegacia de Combate às Drogas de Itajaí (DECOD/DIC), com apoio de forças policiais de outros Estados.

A investigação identificou os principais líderes da facção em nível estadual, suspeitos de integrar o conselho responsável por decisões estratégicas da organização, como ordens de execução, rebeliões e ataques. A apuração também apontou a atuação de três advogados que teriam servido como ponte entre criminosos presos e seus comparsas em liberdade. Um deles, segundo as investigações, chegou a ser "batizado" na facção e teria envolvimento direto com a movimentação financeira e guarda de armamentos do grupo.

Ao todo, foram expedidos 36 mandados judiciais — 28 de busca e apreensão e 8 de prisão preventiva — cumpridos simultaneamente em 13 cidades de Santa Catarina, Paraná e Alagoas. As ações ocorreram em municípios como Florianópolis, São José, Joinville, Blumenau, Camboriú, Cascavel (PR) e Marechal Deodoro (AL).

Sete pessoas foram presas até o momento. Em Joinville, dois suspeitos foram detidos, e com um deles foi apreendida uma pistola, resultando em flagrante por posse irregular de arma de fogo de uso restrito. Uma advogada foi presa em Guatambu. Outros quatro alvos foram localizados em Marechal Deodoro (AL), Camboriú, Itajaí e Palhoça. Um advogado segue foragido.

Durante a operação, foram apreendidos celulares, computadores e documentos que agora serão analisados para aprofundar as investigações.

A operação contou com apoio de unidades da DEIC, da DPGF, da DIPC, das DRPs de São José, Itajaí, Balneário Camboriú, Blumenau, Criciúma, Joinville e Chapecó, da Coordenadoria de Operações com Cães (COPC), da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE) e do SAER Sul, além de equipes da Polícia Penal de Santa Catarina, da Polícia Civil do Paraná e da Polícia Civil de Alagoas. Foram mobilizados mais de 160 policiais.

VEJA TAMBÉM:

img_A695FD4E1B50F8D0CFDA19EC57B1AC768BC0
Após prisão de prefeito na 2ª fase da Operação Coleta Seletiva, vice assume gestão de Garopaba (SC)
modelo siteYT (2)
Corrupção na coleta de lixo: prefeitura do Litoral Sul de SC é alvo de operação policial
WhatsApp Image 2026-01-12 at 12.24
BBB 2026 estreia nesta segunda e moradora da Praia do Rosa (SC) está entre os participantes
img_214B5536B7200A529B4A4E267B7C336FF1FE
Garopaba (SC): Projeto Verão 2026 atende 400 crianças com atividades lúdicas, sem telas
WhatsApp Image 2026-01-09 at 11.18
Grande Florianópolis: protesto bloqueia túnel do Contorno Viário da BR-101; confira situação
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E