A Polícia Civil deflagrou uma operação para desarticular uma organização criminosa investigada por vários crimes no Sul de Santa Catarina. Segundo a corporação, entre as ações criminosas estão tortura, cárcere, porte ilegal de arma de fogo e o homicídio de um homem conhecido como Douglas da Rosa Ferreira, assassinado em 30 de abril deste ano na comunidade da Ponta das Pedras, em Laguna.
A “Operação Mundare”, coordenada pela Delegacia de Investigação Criminal (DIC) da cidade, cumpriu, na manhã de hoje (9), nove mandados de prisão e 20 de busca e apreensão.
Conforme as investigações, os membros da organização criminosa de âmbito estadual cometiam diversos crimes contra a vida de seus desafetos e devedores, utilizando "regras próprias" contra eles.
"Flagrou-se, no curso dessas investigações, diversos atos de tortura, sequestro e cárcere privado, homicídios consumados e apurou-se que outros homicídios ainda se encontravam em vias de ocorrer na comarca de Laguna", detalhou a Polícia Civil.
Ainda segundo a corporação, a operação policial realizada nesta terça-feira é "uma resposta séria e concreta dada pelo Estado em razão dos diversos crimes apurados no curso dessas investigações na cidade de Laguna, e visa não só desmantelar a estrutura desses grupos criminosos, como também prevenir tantos outros ainda em grau de planejamento".
A operação contou com o apoio das delegacias de cidades vizinhas como Tubarão, Garopaba, Imbituba e Pescaria Brava. As investigações serão finalizadas no prazo de 30 dias, informou a Polícia Civil.