P U B L I C I D A D E

Polícia Penal paranaense reforça efetivo no Litoral e em Piraquara durante o Verão Maior Paraná

Cerca de 140 policiais penais foram mobilizados para essas regiões estratégicas.
Foto: Polícia Penal

Redação PIXTV (Site)

23 de dezembro de 2025

atualizado às 13:49

A Polícia Penal do Paraná (PPPR) intensificou o efetivo de policiais no Litoral do Estado e no Complexo Penitenciário de Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, durante o período do Verão Maior Paraná, que é desenvolvido pelo Governo do Estado com a Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP). O objetivo é reforçar a segurança e garantir a ordem nas unidades penais no período das festividades de fim de ano, que aumentam o fluxo de pessoas nas regiões. 

Ao todo, aproximadamente 140 policiais penais foram mobilizados para ampliar o efetivo em serviço nessas regiões estratégicas. O reforço inclui, conforme a necessidade e o tipo de evento realizado, o emprego de equipes especializadas da PPPR, como o Setor de Operações Especiais (SOE) e o Setor de Operações Táticas (SOT). 

De acordo com o diretor de Segurança Penitenciária da PPPR, Marcos Antonio de Paula, o planejamento especial é fundamental neste período. “No final de ano a segurança nas unidades precisa ser reforçada", diz o diretor. "Já registramos no passado alguns casos de tentativa de fuga nesta época e por conta disso a PPPR estabelece um planejamento especial para garantir a ordem e a segurança nas unidades penais. No Complexo Penitenciário de Piraquara são aproximadamente 10 mil custodiados e precisamos estar preparados para manter tudo dentro da normalidade”, explica. 

Reduzir ocupação

Além do reforço de efetivo, a PPPR também realizou, nas últimas semanas, transferências de custodiados para reduzir a ocupação das unidades prisionais do Litoral. A região deve receber uma grande concentração de pessoas durante as comemorações de Natal e Ano Novo, o que demanda atenção redobrada à segurança institucional. 

A PPPR ainda projeta um aumento nos patrulhamentos internos e externos das unidades penais da região de Curitiba e do Litoral, assim como no número de escoltas realizadas. Durante o Verão Maior Paraná anterior, entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, houve um crescimento de 332% no número de escoltas, totalizando 5.974 ações, contra 1.382 no mesmo período de 2023 e 2024. 

O Verão Maior Paraná contempla ações voltadas aos veranistas e à comunidade local, com atividades esportivas e de lazer, como aulas de ginástica, dança, caminhadas, recreação infantil, torneios e eventos esportivos, além de diversas iniciativas relacionadas ao entretenimento. A atuação integrada das forças de segurança, incluindo a Polícia Penal do Paraná, é essencial para garantir tranquilidade e segurança à população durante todo o período.

Fonte: AEN PR

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (3)
SC: homem é preso e menor apreendido por envolvimento com o tráfico de drogas em Garopaba
modelo siteYT (1)
Garopaba (SC): pé de maconha chama atenção da PM e leva à apreensão de outras drogas em casa
modelo siteYT
SC: procurados da Justiça por homicídio e estupro de vulnerável são capturados em Garopaba
4
Delas Summit 2025: Inteligência Artificial e colaboração ditam o ritmo do empreendedorismo feminino em Florianópolis
0429454a97158f1da07ef0d8a3dd7e23_L
Reincidente em furtos, homem com mandado em aberto é preso pela Polícia Civil em Garopaba
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E