O acirramento da disputa por territórios por parte de dois grupos criminosos que agem em Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, fez com que a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) da cidade deflagrasse uma operação policial na manhã desta quarta-feira (16).
A ação, realizada nos bairros Guajuviras e Igara, tinha como objetivo localizar criminosos e apreender armas de fogos utilizadas em recentes episódios de violência contra a vida. Dois indivíduos, de 38 e 22 anos, foram presos em flagrante no bairro Guajuviras.
Com um dos suspeitos, que faz uso de tornozeleira eletrônica e possui antecedentes por homicídio, tráfico de drogas, lavagem de dinheiro, posse e porte de arma de fogo, entre outros crimes, foi apreendida uma pistola 9mm, de fabricação espanhola, municiada com dois carregadores completos. Com o outro homem, que possui antecedentes por posse e porte de arma de fogo, tráfico de drogas, entre outros, foram encontradas munições dos calibres 12 e 9mm.
A Polícia Civil informou que a investigação que culminou na operação de hoje começou há dois meses, assim que a corporação detectou um aumento no número de homicídios, principalmente na área do bairro Niterói. O local é palco de confronto entre facções criminosas que disputam por território.
Com operações, prisões e apreensões, a polícia gaúcha tenta conter o avanço dessas duas organizações ilegais. Assim, a corporação representou por sete mandados de busca e apreensão com o intuito de prender os criminosos e retirar de circulação as armas de fogo.