A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), em ação integrada com a Polícia Federal (PF) e a Polícia Civil do Paraná (PCPR), deflagrou na manhã desta quinta-feira (03) a operação “Carga Oculta”. A ofensiva tem como objetivo desarticular uma organização criminosa especializada no tráfico interestadual de drogas e na lavagem de dinheiro.
Fruto de uma investigação que durou cerca de três anos, a operação revelou um esquema altamente estruturado de transporte de entorpecentes. A quadrilha utilizava caminhões com compartimentos ocultos para transportar grandes quantidades de drogas — entre elas, carregamentos de até 300 quilos de cocaína e 700 quilos de maconha.
Os líderes do grupo criminoso foram presos nos municípios de Xanxerê e Chapecó. Também foram detidos os responsáveis pela preparação dos veículos com fundos falsos e os motoristas envolvidos no transporte das drogas.
Mandados e apreensões
A operação resultou no cumprimento de sete mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão nas cidades de Xanxerê, Chapecó, Cordilheira Alta, São Carlos e Pinhalzinho, todas na região Oeste de Santa Catarina. Durante as diligências, dois veículos de alto valor foram apreendidos.
Os investigados responderão por organização criminosa, associação para o tráfico, tráfico de drogas e lavagem de dinheiro.
Integração entre forças de segurança
A operação “Carga Oculta” é resultado de um trabalho conjunto da Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão às Drogas (DRD/DEIC) e do SAER-Fron de Chapecó; da Polícia Federal, pela Delegacia de Chapecó; e da Polícia Civil do Paraná, por meio do DENARC de Pato Branco.
As investigações continuam, e novas informações serão divulgadas conforme o andamento do processo e respeitando o sigilo necessário para o êxito das diligências.