Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Porto Alegre: nível do Guaíba atinge marca de 5,29 metros

Prefeito da cidade pediu que população economize água, pois não há previsão para a normalização do abastecimento. 
Diversos bairros de Porto Alegre foram atingidos pelas chuvas. | Foto: AFP

Redação PIXTV (Site)

6 de maio de 2024

atualizado às 10:47

O nível do Guaíba continua acima da cota de inundação, que é de 3 metros. De acordo com a última medição realizada pela Prefeitura de Porto Alegre às 9 horas desta segunda-feira (6), o lago que banha a capital gaúcha estava com 5,29 metros.

A elevação é consequência das chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde segunda-feira (29). O nível do lago alcançou 5,30 metros no último fim de semana, superando a marca de 4,76 metros registrada em 1941. Até então, a data era considerada a maior cheia da história da cidade.

O mau tempo deu uma trégua no Estado, mas a cheia do Guaíba que inunda parte de Porto Alegre ainda deverá levar dias para retornar a patamares seguros.

População deve economizar água, segundo prefeito

O prefeito Sebastião Melo, em entrevista à imprensa no final da tarde de domingo (5), atualizou sobre a situação da enchente em Porto Alegre. Melo reforçou o pedido para que a população economize água, pois não há previsão para a normalização do abastecimento. 

Das seis estações de tratamento do Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), apenas duas estão operando (Menino Deus e Belém Novo), deixando 70% da cidade desabastecida. O diretor do Dmae, Maurício Loss, afirma que o departamento trabalha para encontrar uma solução para religar a Estação São João, que abastece a Zona Norte, mas que a operação é complexa, pois a estação da CEE Equatorial da região está inundada. 

“Precisamos reduzir a circulação em Porto Alegre para que os serviços de resgate cheguem ao lugar certo e com mais agilidade. Não estou evacuando a cidade, apenas uma recomendação que acredito ser razoável para que as pessoas que possam se desloquem para o litoral’’ - Prefeito Sebastião Melo.

Abrigos

Mais de 6 mil pessoas estão nos 58 espaços de acolhimento da prefeitura e parceiros. O ponto de referência para os desabrigados é no Teatro Renascença, na avenida Erico Verissimo. A Sogipa, no bairro Higienópolis, também está servindo de apoio primário para as pessoas que estão em regiões próximas. 

Resgates

Duas forças-tarefas, nas regiões do Humaitá e Sarandi - estão resgatando pessoas de áreas inundadas. Com ajuda de voluntários, Exército e Corpo de Bombeiros, o vice-prefeito Ricardo Gomes estima que mais de 10 mil pessoas foram socorridas na Zona Norte. Ele explica que a operação se concentra no final da avenida Dom Pedro, com uma base na estação Farrapos e AJ Renner. As pessoas resgatadas são levadas por caminhões do Exército até a Sogipa para acolhimento e direcionamento aos abrigos ou casa de parentes. Também há equipes próximas à Arena do Grêmio.

Educação

Melo suspendeu as aulas na rede municipal até quarta-feira (8), e recomendou que as privadas também não abram as escolas. Não há previsão para a normalização do abastecimento de água. 

Doações

A prefeitura pede que não sejam mais doadas roupas aos abrigos, porque não há mais espaço para receber. A necessidade é de colchões, travesseiros, toalhas e roupas de cama, água, fraldas e materiais de higiene. Acesse aqui e saiba como ajudar. 

Dique

Ainda conforme a administração municipal, não houve rompimento do dique da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs). A estrutura segue extravasando desde a madrugada de sábado (4). Neste momento, o dique está nivelado com o nível do Guaíba e Gravataí. No entanto, a orientação é que os moradores aceitem os abrigos.

VEJA TAMBÉM:

DCIM101MEDIADJI_0579
Veja os shows nacionais da 24ª Quermesse de Garopaba (SC)
modelo siteYT (25)
Garopaba (SC): saiba os dias de cada atração da 24ª Quermesse
modelo siteYT (10)
Garopaba (SC): casal é preso por tráfico no bairro Campo Duna
modelo siteYT (2)
Tombamento de caminhão deixa três feridos em Garopaba (SC)
modelo siteYT (2)
Garopaba (SC) abre inscrições para Rainha da XXIV Quermesse
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E