P U B L I C I D A D E

Porto Alegre oficializa candidatura à cidade criativa da Unesco

No Brasil, 14 cidades integram a Rede de Cidades Criativas da Organização.
Secretária Júlia Tavares aposta nas características regionais do RS presentes na gastronomia de Porto Alegre como trunfo na candidatura da Capital | Foto: Mauro Schaefer/Reprodução Correio do Povo

Redação PIXTV (Site)

13 de dezembro de 2024

atualizado às 09:49

Na tarde de ontem (12), a Prefeitura de Porto Alegre e Sebrae-RS oficializaram a candidatura da Capital gaúcha à Rede de Cidades Criativas da Unesco, na categoria Gastronomia. A cerimônia ocorreu no segundo andar do Mercado Público, localizado no Largo Glênio Peres. 

Leia também: Casa do Papai Noel será aberta hoje em Imbituba (SC)

O processo de preparação para a candidatura à Cidade Criativa contou com um grupo de trabalho composto por empresas dos setores de economia criativa e gastronomia. Para a montagem do dossiê que irá embasar a defesa nos processos seletivos, o grupo promoveu workshops de mapeamento e de desenvolvimento sustentável do ecossistema gastronômico da cidade. 

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Smdet) está à frente da iniciativa que busca o selo mundial. “O ingresso da Capital no programa da Unesco consolida o segmento da gastronomia e economia criativa que vem crescendo e mostrando muito potencial”, diz a secretária Júlia Tavares.

A Rede de Cidades Criativas da Unesco foi criada em 2004 com o objetivo de promover a cooperação entre as cidades que reconhecem a criatividade como um fator importante em seu desenvolvimento urbano, nos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais. No Brasil, 14 cidades integram a Rede de Cidades Criativas da Unesco. No mundo, apenas 250 cidades receberam o título da Unesco.

Segundo o gerente regional do Sebrae RS, Paulo César Bruscato, Porto Alegre como postulante ao reconhecimento da Unesco insere a cidade em definitivo como um destino de turismo de experiências no Brasil. “A gastronomia gaúcha traduz o bem receber do gaúcho, assim como referenda a hospitalidade de uma cidade que tem muito a oferecer aos turistas. O empresariado gaúcho comemora e aposta muito nessa outorga mundial.”

Fonte: PMPA

VEJA TAMBÉM:

489428895_3951468955095688_4340592686479
Transporte público: Justiça rejeita recurso da Expresso Garopaba e mantém rompimento de contrato
Tarifa Zero
Justiça pede suspensão de Portaria que cancela contrato entre a Prefeitura e a Expresso Garopaba
retirada_de_barricadas_na_cdd
Senado Federal aprova projeto de lei que torna crime barricadas para cometer crimes
modelo siteYT
Polícia Militar prende mulher por tráfico de drogas no bairro Palhocinha, em Garopaba (SC)
modelo siteYT (1)
Sul de SC: filho suspeito de tentar matar o pai a facadas é preso preventivamente em Imbituba
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E