Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Prefeitura de Garopaba cobra Casan sobre a implantação do tratamento de esgoto na cidade

Concessionária deve apresentar até a próxima semana uma proposta resolutiva para a situação.
Tema foi debatido durante reunião em Florianópolis. | Foto: Prefeitura de Garopaba

Redação PIXTV (Site)

10 de outubro de 2024

atualizado às 13:29

A aprovação do Novo Marco Legal do Saneamento, em 2020, estabelece metas ambiciosas para a universalização do acesso à água potável e ao esgotamento sanitário em todo o Brasil. Garopaba, no Sul de Santa Catarina, e todos os municípios brasileiros devem fornecer coleta e tratamento de esgoto para 90% dos habitantes até 2033. Na Capital Catarinense do Surf a pauta é debatida entre o governo, setor privado, sociedade civil e comunidade científica. 

NA quarta-feira (9), o prefeito Junior Abreu, o procurador-geral Henrique Telles, o procurador Jean Pacheco e a diretora de Comunicação Emily Brunato, estiveram na sede da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN), em Florianópolis, para cobrar, mais uma vez, providências sobre o sistema de coleta e tratamento de esgoto em Garopaba. A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Santa Catarina também esteve presente. 

"Queremos soluções. Nossa cidade não pode mais esperar e ficar virando manchete de jornal com relação a falta de saneamento básico, ainda mais na alta temporada. Nós buscamos algo mais palpável e respostas da concessionária, que tem exclusividade nisso, prevista em contrato. Se não entrarmos em um consenso, vamos ter que tomar outras deliberações", frisa o prefeito Junior durante a reunião. Desde 2021, a Prefeitura de Garopaba tem buscado resoluções.

No encontro, a Casan reconheceu a gravidade da situação de Garopaba e que é necessário encontrar um comum acordo. "Precisamos encontrar alternativas, como uma Parceria Pública-Privada, ou na modalidade convênio, onde a Casan depositaria o recurso para prefeitura, que ficaria responsável pela obra de estação/licenciamento, e a Casan continuaria com o trabalho. Já seria um ponta pé inicial", explica o diretor-presidente da Casan, Edson Moritz. 

Ficou estabelecido o prazo de uma semana para a concessionária apresentar uma proposta, com parecer jurídico. Participaram ainda da reunião também os seguintes profissionais da Casan: engenheiro químico Alexandre Bach, diretor de operação e expansão Pedro Joel, engenheiro sanitarista Felipe Gustavo, gerente de inovação e novos negócios Rachel Beatriz Fidelis; e da Aresc, gerente de regulação e contratos Carlos Eduardo, jurídico João Marcelo Freta e diretor de saneamento Ademir Izidoro.

Fonte: Prefeitura Municipal de Garopaba

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (9)
Garopaba (SC): começa manutenção da SC-434
Design sem nome
Chuva interdita ruas em Garopaba (SC); veja quais
WhatsApp Image 2024-11-20 at 13.59
Estátua de Zumbi dos Palmares será inaugurada hoje (20) em Porto Alegre
modelo siteYT (6)
Presidente da Câmara de Garopaba (SC) participa do G20, no RJ
THUMB DOS CORTESYOUTUBE (10)
Troféu do novo mundial de clubes da FIFA é revelado
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E