A prefeitura de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, decidiu adiar a Festa Nacional do Camarão, prevista para acontecer entre os dias 21 e 23 de junho. Segundo o município, a decisão do prefeito Rosenvaldo da Silva Júnior foi tomada em apoio e respeito aos atingidos pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
A reunião que definiu o adiamento aconteceu na segunda-feira (13) e contou com a participação do Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turístico e Portuário, Alex Bondan. Ele também avaliou como necessário o adiamento da festa neste momento tão preocupante.
Para o chefe do executivo municipal, a tragédia no Estado, que tem uma ligação muito forte com Santa Catarina e, consequentemente, com Imbituba, é algo sem precedentes e requer o apoio de todos, seja nos resgates, no amparo aos atingidos e na reconstrução de toda aquela região.
A cidade segue engajada em ajudar o Estado gaúcho. A Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (SEASH) está recebendo doações de roupas, alimentos e materiais de higiene para o envio às famílias atingidas no Rio Grande do Sul. Além disso, pousadas, bares, restaurantes da Praia do Rosa e moradores em geral já enviaram 17 caminhões carregados com doações às vítimas das cheias.
Balanço das enchentes no RS
As fortes chuvas que atingem o Estado desde o final de abril causaram 148 mortes e deixaram 124 pessoas desaparecidas e 806 feridos. Conforme o mais recente boletim da Defesa Civil estadual, divulgado às 12h desta terça-feira (14), 446 municípios foram afetados, 76.884 pessoas estão em abrigos e 538.545 estão desalojadas (em casa de amigos e parentes).
Mais de 2,12 milhões de pessoas foram impactadas direta ou indiretamente pelos eventos climáticos extremos no Estado.