P U B L I C I D A D E

Prefeitura de Palhoça (SC) apoia a 1ª edição do “Março Verde”

Movimento busca ampliar a conscientização sobre a neuromielite óptica, popularmente chamada de “doença da dor”.
Foto: freepik.com

Redação PIXTV (Site)

11 de março de 2025

atualizado às 14:34

A neuromielite óptica, popularmente chamada de “doença da dor”, é uma patologia neurológica crônica e autoimune que causa inflamação em diferentes locais do sistema nervoso central. No Brasil, existem entre 3,5 e 7 mil pessoas com a condição. O diagnóstico é feito com base no relato do paciente ao médico, no exame clínico no consultório e através da análise do resultado de exames laboratoriais.

LEIA TAMBÉM: glaucoma volta ao centro das atenções em campanha global

Tendo a área da saúde como uma prioridade, a Prefeitura de Palhoça (SC) juntamente com a Câmara dos Vereadores aprovou em 2024 a lei 5.502 que institui no “Calendário Municipal Oficial de Eventos, o Dia da Conscientização da Neuromielite Óptica, a ser celebrado, anualmente, aos 27 (vinte e sete) dias do mês de março”. Para destacar o assunto, o prédio administrativo da prefeitura ganhará uma iluminação especial na cor da campanha.

Para ampliar ainda mais a conscientização sobre o tema, o movimento acontece oficialmente pela primeira vez na cidade e a Prefeitura de Palhoça será uma das apoiadoras da ação. No dia 30 de março, toda a população do município está convidada a fazer uma caminhada simbólica para fortalecer a divulgação do assunto.

Conforme destaca Adriana Vareski, palhocense nascida e criada no Caminho Novo, que é portadora da doença e uma das organizadoras da caminhada, “essa luta não é apenas para que os órgãos públicos fiquem ‘verde’ durante o mês. Nosso objetivo é lançar luz sobre esta causa que vai além do diagnóstico e do tratamento de uma doença rara e se conecta diretamente a um estilo de vida saudável que previne e trata esta e outras tantas doenças”.

De acordo com o prefeito Eduardo Freccia, “a cidade de Palhoça é uma referência muito positiva em saúde para todo o estado de Santa Catarina. Prova disso é o projeto do Hospital Regional que, em breve, estará em funcionamento trazendo ainda mais qualidade de vida para as pessoas. A Prefeitura de Palhoça fica muito feliz em ser parceria do movimento “Março Verde”. O conhecimento é uma das melhores ferramentas que existem e, com certeza, a caminhada será um momento de confraternização, engajamento e de conscientização dos palhocenses sobre esse assunto tão importante”.

VEJA TAMBÉM:

modelo siteYT (3)
SC: homem é preso e menor apreendido por envolvimento com o tráfico de drogas em Garopaba
modelo siteYT
SC: procurados da Justiça por homicídio e estupro de vulnerável são capturados em Garopaba
modelo siteYT (1)
Garopaba (SC): pé de maconha chama atenção da PM e leva à apreensão de outras drogas em casa
modelo siteYT (1)
Clínica de reabilitação acusada de série de crimes: Polícia Civil de Imbituba (SC) indicia nove
banner-seguro-contra-roubo-e-furto-r3izj
Crime no Sul catarinense: idosa de 65 anos tem carro furtado em bairro de São Ludgero
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E