Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Presidente Getúlio (SC) ganha equipamento de prevenção a enxurradas na cidade

Estação hidrológica foi instalada na ponte da Rua Niterói Atlântico, no Rio dos Índios.
Estação Hidrológica para medir enxurradas é instalada em Presidente Getúlio. | Foto: Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Redação PIXTV (Digital)

19 de março de 2024

atualizado às 13:22

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) instalou a primeira Estação Hidrológica voltada para o monitoramento de enxurradas, no município de Presidente Getúlio, no Vale do Itajaí. As demais estações hidrológicas existentes na região se encontram em rios com características de inundações graduais. “Essa estação traz informações a cada 15 segundos das condições do nível do rio e da chuva na localidade”, declarou Frederico Rudorff, coordenador de Monitoramento e Alerta da SDC.

A Estação chega para somar à rede de monitoramento online das chuvas, rios e barragens da SDC. Presidente Getúlio, nos últimos anos, vem registrando algumas ocorrências devido às fortes chuvas. De acordo com dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), em 2020, o município decretou situação de emergência, pois foi severamente afetado por enxurradas e fluxos de detritos no dia 16 de dezembro, deixando  21 mortos, e 147 pessoas desabrigadas. Já em 2023, em 17 de novembro, o município foi afetado novamente por contas de chuvas intensas, vindo a decretar situação de emergência.

A estação foi instalada na ponte da Rua Niterói Atlântico, no Rio dos Índios. Para fazer a captação de todas as informações no Vale do Itajaí, foram instalados 42 pontos de monitoramento no campo, sendo 30 estações que medem nível do rio e chuva, 10 estações meteorológicas, que medem chuva, vento, temperatura, umidade do ar e pressão atmosférica e 2 estações que medem chuva.

Estas informações foram cruciais para o monitoramento e alerta das inundações históricas que ocorreram entre outubro e novembro de 2023. “Tanto a população, quanto às defesas civis dos municípios tiveram acesso às informações em tempo real, e agora também estarão disponíveis para o município de Presidente Getúlio”, afirmou.

A plataforma online para visualização dos dados pode ser acessada através do link: https://monitoramento.defesacivil.sc.gov.br/mapa

Na plataforma digital, o usuário pode escolher que tipo de informação deseja, como, por exemplo, a medição dos reservatórios das barragens do Vale, percentual de ocupação, dados dos pluviômetros, dados meteorológicos. Os dados são fornecidos pelas novas estações meteorológicas e de telemetria instaladas pela SDC.

A rede disponível abrange inicialmente a bacia hidrográfica do Rio Itajaí-Açu, mas a intenção é ampliar para as demais bacias hidrográficas e agregar ao sistema estações privadas e de outros órgãos públicos que estão espalhadas pelo estado de Santa Catarina.

Fonte: Secom SC

VEJA TAMBÉM:

DCIM101MEDIADJI_0579
Veja os shows nacionais da 24ª Quermesse de Garopaba (SC)
modelo siteYT (25)
Garopaba (SC): saiba os dias de cada atração da 24ª Quermesse
modelo siteYT (10)
Garopaba (SC): casal é preso por tráfico no bairro Campo Duna
maquinas-fantasmas-em-imbituba-944x531
Operação apura fraudes na Prefeitura de Imbituba (SC)
modelo siteYT (2)
Garopaba (SC) abre inscrições para Rainha da XXIV Quermesse
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E