Na manhã desta quarta-feira (2), a Polícia Civil, em parceria com a Brigada Militar, deflagrou a Operação Queda Livre. A ofensiva mira a desarticulação de um grupo criminoso ligado a uma facção do Vale dos Sinos. Ao menos cinco suspeitos já foram presos.
LEIA TAMBÉM: Alunos da rede pública do Rio terão exame e óculos de graça
De acordo com o delegado André Luiz Freitas, a operação tem como foco a captura de envolvidos no assassinato brutal de um jovem de 21 anos, ocorrido em 5 de março deste ano. A vítima foi torturada e morta a facadas dentro de um condomínio de apartamentos, e seu corpo foi posteriormente abandonado em uma vala no extremo Sul de Porto Alegre.
Durante a ação, os policiais cumpriram oito mandados de prisão preventiva e 20 de busca e apreensão em Porto Alegre, Charqueadas e Rio Grande. O objetivo é capturar mais suspeitos, reunir provas e apreender armas, drogas e outros itens ilícitos ligados ao grupo criminoso.
Os investigados possuem antecedentes por crimes como homicídio, roubo, tráfico de drogas, porte ilegal de arma de fogo e furto.
O diretor do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegado Mario Souza, destacou que a operação faz parte do Protocolo das 7 Medidas de Enfrentamento aos Homicídios, com foco na realização de ações contra grupos que persistem em cometer assassinatos.