A Polícia Civil do Rio Grande do Sul (PCRS) deteve dois suspeitos de praticar sequestros-relâmpago em Cachoeirinha, na Região Metropolitana de Porto Alegre. As prisões ocorreram no domingo (20), durante a Operação Follow, que cumpriu também 14 mandados de busca e apreensão em Passo Fundo, no Norte do Estado. Um homem de 28 anos, envolvido em um dos crimes, já havia sido preso em setembro.
Leia também: Procon de Imbituba (SC) começa a recolher azeites de oliva impróprios para consumo
Cerca de 40 policiais participaram da ofensiva. Um veículo utilizado pelos criminosos foi apreendido, além de elementos probatório acerca da participação dos investigados no esquema criminoso.
A investigação apura, por meio de três inquéritos policiais, a prática de sequestros em que os suspeitos, utilizando o mesmo modus operandi, abordam as vítimas na saída de estabelecimentos bancários e as mantêm em seu poder para efetuarem saques de valores das suas contas e/ou fazer transferências de valores entre contas-corrente, ameaçando também os familiares das vítimas.
Conforme a investigação, os indivíduos utilizavam sempre dois veículos para cometer os crimes, além de perseguirem as vítimas, para que estas não fugissem do banco e, tampouco, acionassem a Polícia. As vítimas sofreram prejuízos que ultrapassam R$ 30 mil reais.
Ao longo das investigações foram apreendidos três veículos utilizados pelos suspeitos, e um indivíduo de 28 anos, com antecedentes policiais por tráfico de drogas, homicídio, disparo de arma de fogo, dentre outros, foi preso preventivamente, em 19 de setembro, por ter praticado um dos crimes.
Ontem, foram presos um homem de 50 anos, com antecedentes pelos crimes de estelionato, receptação, roubo majorado, associação criminosa e organização criminosa, e outro, de 32 anos, com antecedentes por estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Foram apreendidos telefones celulares e outros objetos que irão auxiliar nas conclusões da investigação.