A primeira edição do Festival do Ar acontece no dia 16 de agosto, das 14h às 23h, no Parque Centenário, em frente à LayBack, em Criciúma, no Sul de Santa Catarina. Com entrada gratuita, o evento reúne 10 bandas da região e é dedicado à música independente, com apresentações de repertórios autorais.
“O palco deverá promover um encontro à liberdade, democrático e movido de muita energia que somente a arte pode proporcionar. É um convite para respirar música, celebrar talentos locais e sentir as novas sonoridades no ar”, destaca Cedrick Moraes, organizador do festival e integrante da banda Os Nômades do Éter.
O festival conta com acessibilidade para cadeirantes, intérprete de libras e feira de empreendedores locais, em parceria com a Feira Caramelo. A iniciativa é realizada pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC), do Governo de Santa Catarina, aprovada pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com produção da Colher de Chá Produtora e apoio das empresas Farben Tintas e Digital Sat.
Bandas participantes:
Cedrick Moraes e Os Nômades do Éter, Banda Fucking Project, Nando Mason e Os Chacais, Barba Rala, Poliana Peres, Fê Smania, Hero, Novela, Ponto Zero e Lúdi Lucas Veveto.
O público poderá conhecer histórias e trajetórias das bandas, que transitam por rock, pop, pop punk, metal e MPB, e prestigiar a música autoral catarinense. Entre os destaques estão Ponto Zero, vencedora do Prêmio Mundial Rock 2024, e Barba Rala, finalista do Festival João Rock e eleita Banda Revelação em Balneário Camboriú.
Além dos shows, a programação inclui feira de marcas independentes, reunindo moda, arte, design e produtos criativos, reforçando o caráter cultural e inclusivo do festival.
Parcerias do festival:
- Músicos Associados do Estado de SC (MAESC): coletivo criado para fortalecer ações culturais e representar músicos catarinenses.
- Selo Ambulante: plataforma independente de divulgação e apoio à música autoral catarinense.
Mais informações no Instagram do evento: @festivaldoar.