Search
Close this search box.
P U B L I C I D A D E

Primeiro caso de chikungunya é registrado em Garopaba (SC)

Vítima é uma criança de seis meses do bairro Encantada.
Foto: Alan Pedro/PMG

Redação PIXTV (Site)

11 de fevereiro de 2025

atualizado às 14:11

Garopaba, no Sul de Santa Catarina, registrou o primeiro caso de chikungunya no município. O caso foi confirmado pela Secretaria de Saúde do Estado, que notificou a vigilância epidemiológica da cidade nesta segunda-feira (10). Trata-se de uma criança de seis meses do bairro Encantada. Atualmente, o período de viremia e os sintomas já passaram e a criança está estável e saudável.

Leia também: Foragido por furtos e roubos em SP é preso em São José (SC)

O caso é considerado autóctone, ou seja, contraído em Garopaba. Entretanto, o teste positivo foi registrado em Brasília, quando a criança estava em viagem com a família. Ela chegou na capital no dia 9 de janeiro, começou a apresentar os sintomas no dia 11, testou no dia 14 e o resultado oficial saiu no dia 20, na vigilância epidemiológica de Brasília.

Medidas

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) orientou a Secretaria de Saúde de Garopaba para realizar ações de vigilância e de acompanhamento no bairro do caso confirmado. Nesta terça-feira (11) será feito um mutirão com os agentes de endemias e de saúde no raio de 150 metros da residência da criança.

Eliminar locais com água parada continua sendo a melhor estratégia para prevenir as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti: dengue, zika e chikungunya. Sem criadouros, o mosquito não se desenvolve. É importante que, semanalmente, os moradores limpem casas, quintais e ambientes de trabalho, já que o ciclo de vida do mosquito se completa em aproximadamente sete dias.

Chikungunya: o que é?

É uma infecção viral causada pelo vírus chikungunya, que pode se apresentar sob forma aguda com sintomas abruptos de febre alta, dor articular intensa, dor de cabeça e dor muscular, podendo ocorrer erupções cutâneas, e evoluir para as fases subaguda com persistência de dor articular e crônica com persistência de dor articular por meses ou anos.

O nome da doença deriva de uma expressão usada na Tanzânia que significa "aquele que se curva". Pessoas que apresentarem os sintomas citados devem procurar a unidade de saúde da comunidade para o diagnóstico e tratamento adequados. Em caso de dúvidas, entre em contato com a UBS do bairro, clique aqui.

Fonte: PMG

VEJA TAMBÉM:

86c94081-dbe6-4e73-a41e-2b74d6c326cb
Cirurgia com o paciente acordado devolve esperança a jovem de Garopaba (SC)
54436763366_c698cf7f62_k-944x531
Tráfego na BR-101, no Morro dos Cavalos, será bloqueado na manhã desta terça (15)
WhatsApp Image 2025-03-31 at 15.03
Pastor Cláudio Duarte fará apresentação em Imbituba (SC) no dia 14
THUMB CORTES (11)
Inflação no Brasil chega a 5,48% em março
02-ESTUDO MORRO DOS CAVALOS
SC autoriza estudos para nova rota no Morro dos Cavalos
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E