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Procon de Tubarão alerta para novo golpe do Nubank 

Os criminosos entram em contato com o cliente para denunciar supostas compras em cartão e, posteriormente, roubam dados pessoais. Procon reforça orientações de como se proteger.

Redação PIXTV (Digital)

8 de novembro de 2023

atualizado às 12:09

O Procon (Procuradoria de Defesa do Consumidor) de Tubarão, no Sul de Santa Catarina, alerta a população para o surgimento de mais um golpe, dessa vez envolvendo compras falsas em cartões do Nubank.

O órgão informou que os golpistas entram em contato via SMS ou ligação telefônica de um número, aparentemente, oficial do Nubank e alertam sobre supostas compras no cartão de crédito ou débito. Durante a ação criminosa, o cliente é orientado a entrar em contato com o falso 0800 do banco, onde dados pessoais são roubados.

"Ao atender, o cliente é surpreendido por uma gravação que informa sobre uma compra que precisa da autorização dele ou, se não for reconhecida, o cancelamento. Ao optar pelo cancelamento, o cliente é direcionado para uma falsa central, onde ele passa a conversar com uma pessoa de verdade, e não mais um robô", diz o órgão de defesa.

Em outros casos, os consumidores relatam que o golpe é iniciado pelo recebimento de uma mensagem de SMS informando sobre compras falsas realizadas pelo cliente e também orientando para ligar para um número de 0800 do banco, caso não confirme a transação. O número, no entanto, é falso e ao fazer contato o cidadão cai no golpe.

De acordo com o Procon, dentre as ocorrências registradas, chama a atenção o caso de uma vítima que caiu no golpe por meio de uma ligação telefônica. Os criminosos realizaram um empréstimo de R$ 50.750,00, uma transferência via pix de R$ 4.800,00 e outra transferência de R$ 4.600,00.

Dessa forma, o órgão enfatiza que o banco não entra em contato com clientes solicitando a tomada de medidas como clicar em links, baixar aplicativos ou fazer operações financeiras e muito menos solicitam que os consumidores façam transferências ou pagamentos de boleto.

"Em caso de dúvida a respeito de uma ligação ou SMS alegadamente da empresa, o consumidor primeiramente deve entrar em contato com os canais oficiais de atendimento do banco no prazo de 24 horas e, posteriormente, deve procurar o Procon para que o banco seja comunicado sobre o ocorrido e tome as devidas providências", orienta o Procon.

Ainda conforme o órgão, "as instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias".

Além disso, "o Código de Defesa do Consumidor em seu Art. 4º trata da Política Nacional das Relações de Consumo, que tem como um dos objetivos o respeito à segurança dos consumidores e, o Art. 6º, Inciso I do mesmo diploma legal elenca como um dos direitos básicos do consumidor a proteção à segurança".

Em caso de dúvidas ou denúncias, o consumidor deve entrar em contato com o Procon através do telefone 36219818 ou no e-mail: procon@tubarao.sc.gov.br

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