Nas Instituições de Ensino Superior (IES) o reitor é uma figura importante. Existindo há anos, a posição de reitor passa por transformações dentro das IES. Assim com os acadêmicos mudam, as universidades precisam mudar a forma de gestão, se adaptando as modernidades e novidades para continuar a conduzir os estudantes por toda sua formação acadêmica.
O professor doutor Luciano Marcelino Rodrigues, lança uma obra que fala justamente da necessidade da adaptação institucional, que se tornou indispensável, já que tradicional forma de liderar seguindo de scripts já apresentava sinais de superação, a ponto de surgir esquemas estruturais sem a figura emblemática do reitor.
O livro Magnífico Reitor Magnífico aborda as mudanças estruturantes e necessárias da IES. Consciente de seu compromisso com os desafios inerentes ao século XXI, a obra busca contribuir com a formação de uma nova geração de dirigentes e líderes universitários para os próximos 30 anos, a partir de uma visão sistêmica, humana e global da educação superior.
O professor e doutor
Luciano Marcelino Rodrigues é um professor, dedicado pesquisador e gestor na educação superior. Ele tornou-se um viajante, buscando referências, conhecendo pessoas e culturas, participando de renomadas redes educacionais e aperfeiçoando-se ao longo de sua caminhada.
Entre suas funções e qualificações, o professor doutor é assessor técnico em gestão estratégica de governança universitária em 17 países. Ele é fundador do Rectoral Board Institute, uma comunidade acadêmica global com mais de 450 membros signatários presentes em 29 países.
Ganhou notoriedade ao vencer o Prêmio Interamericano Gilles Boulet de Gestão Universitária, em 2007, concedido pela Organização Universitária Interamericana (OUI), no Canadá, como Relator Geral do Plano de Ação do Conselho Regional de Educação Superior, chamado CRES2018, a convite do IESALC UNESCO e como professor do Programa do Instituto de Gestão e Liderança Universitária (IGLU), durante 16 anos nas regiões Caribe, América Central, Países Andinos, México e Brasil.
A primeira expêriencia do professor fora do Brasil foi a convite de seu próprio reitor, para realizar um curso internacional de formação de líderes e gestores da educação superior.
Magnífico Reitor Magnífico
Com toda essa bagagem ea convivência acadêmica em diferentes contextos e cenários pelos países em que passou, o professor percebeu algo. Os tempos haviam mudado e a nova geração de estudantes era muito diferente de tudo que já existira, a necessidade de adaptação institucional se tornou indispensável. Com isso, as relações que envolvem o poder máximo e a governança estratégica dentro das IES estavam à beira do colapso.
Deste cenário caótico, nasceu a necessidade de interver e apresentar a importância do papel do reitor dentro das IES, assim como contribuir no processo de guiar os gestores educacionais para lidar com os desafios inerentes ao século XXI e, com isso, impactar em histórias de vidas. Assim então, nasceu o livro Magnífico Reitor Magnífico.
A obra integra um projeto de três publicações sobre a temática que analisa mais de trezentos ciclos reitorais em dezenas de países. O livro é fruto de 15 anos de pesquisa do professor doutor Luciano Marcelino.
O livro foi lançado pela editora Viseu, está disponível para vanda pelo site Magnífico Reitor Magnífico .
No site também é possível localizar lojas para adquirir o exemplar, seja físico ou digital. Na plataforma existe um campo que permite formar Grupos de Estudos, cujo objetivo é criar turmas de gestores que analisem, de maneira autônoma, cada um dos dez capítulos do livro, a partir de questões previamente levantadas, por sua vez, interajam e conheçam os comentários de autoridades acadêmicas globais sobre a obra.