A magia está no caminho! A Rumo, maior operadora ferroviária do Brasil, promove mais uma edição do tão aguardado "Rumo ao Natal”, em parceria com o Ministério da Cultura – por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet) – e a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF). A programação natalina do trem ocorrerá entre os dias 4 e 23 de dezembro.
Mais uma vez, a empresa colocará em circulação a histórica Maria Fumaça iluminada (modelo Mallet 204) e o Papai Noel a bordo da locomotiva fabricada em 1950, e a única em circulação na América do Sul.
A jornada mágica nos trilhos começa em Mafra (SC), no dia 4 de dezembro, com término em Rio Negrinho (SC) no dia 23 de dezembro. A Maria Fumaça percorrerá mais de 1,3 mil quilômetros pelas cidades do Paraná e de Santa Catarina. Entre os destinos, estão Curitiba (PR), Ponta Grossa (PR), Joinville (SC), Pinhais (PR), Jaraguá do Sul (SC), São Francisco do Sul (SC), entre outras.
“A presença histórica de Maria Fumaça nos faz lembrar da rica tradição ferroviária do Brasil. O Projeto Rumo ao Natal proporciona momentos especiais às comunidades que convivem com a nossa operação, estreitando vínculos e criando memórias afetivas entre a família Rumo e as famílias que irão prestigiar o trem’’, destaca Tatiana Montório, coordenadora de Performance Social da Rumo.
Espetáculos culturais
Além da circulação da Maria Fumaça, a programação também contará com atrações especiais de Natal. No Paraná, as cidades de Ponta Grossa, Piraquara, Antonina, Paranaguá e Curitiba serão contempladas com apresentações teatrais e de corais de músicas natalinas. Já em Santa Catarina, as atrações especiais serão nas cidades de Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Joinville e Rio Negrinho.
Além de oferecer um espetáculo deslumbrante de luzes e celebrações, o projeto Rumo ao Natal reúne durante a sua passagem mais de 1 milhão de pessoas. “Além de levar cultura e diversão, o projeto também tem o objetivo de ressaltar a importância do modal ferroviário para o desenvolvimento socioeconômico do país”, completa Tatiana.
Cuidados com a segurança
Para que todos possam assistir à passagem do Rumo ao Natal em segurança, a empresa orienta sobre alguns cuidados essenciais:
- Mantenha distância segura de 15 metros da linha férrea antes, durante e após a passagem do trem;
- Escolha um local seguro para registrar suas selfies e imagens;
- Nunca tente tocar ou subir nas locomotivas ou vagões, mesmo que estejam parados.
- Atenção redobrada às crianças. Pais e responsáveis devem mantê-las em segurança.
Por motivos de segurança, a entrada na sede da Rumo, em Curitiba, é restrita aos profissionais do setor ferroviário. A população poderá acompanhar a chegada da composição da rua Emílio Bertolini.
Sobre o Rumo ao Natal
O evento é uma realização do Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da Rumo; Apoio da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF); Produção da Lume Eventos.
Para mais informações, acesse: Instagram: Link ou Site oficial: www.rumolog.com
Sobre a Rumo
A Rumo é a maior operadora privada de ferrovias de carga do país e oferece uma solução logística segura, competitiva e de baixo carbono para suportar o crescimento do agronegócio brasileiro. Cruzamos o Brasil de Norte a Sul, administramos cerca de 14 mil quilômetros de ferrovias nos estados de Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e Tocantins. A base de ativos é formada por 1.400 locomotivas e 35 mil vagões. São mais de 8 mil colaboradores em todo o Brasil, 10 terminais de transbordo ao longo da malha e 5 terminais portuários nos principais portos brasileiros. Em 2023, nos tornamos a única empresa brasileira do setor de logística a compor o índice internacional Dow Jones de Sustentabilidade, além de compor pelo terceiro ano consecutivo a carteira do ISE B3, a principal referência no país em reconhecer companhias com as melhores práticas de sustentabilidade.