A prefeitura de Garopaba (SC) oferece o programa Empodera, voltada para o fortalecimento financeiro e social de 500 mulheres em situação de vulnerabilidade. O projeto chegou com a missão de proporcionar mais autonomia a essas mulheres, por meio da capacitação e do acesso a novas oportunidades.
Desenvolvido pela TXM Methods e fomentado pelo Edital de Apoio à Inovação Social da FAPESC, o programa conta com o apoio institucional do Sebrae/SC.
A capacitação é 100% online e gratuita, e possibilita que mulheres que enfrentam desafios como falta de rede de apoio, responsabilidades com filhos ou familiares neurodiversos e dificuldades no mercado de trabalho tenham acesso à qualificação em áreas como empreendedorismo, gestão financeira e desenvolvimento pessoal.
Com duração de cinco meses e carga horária semanal de duas a quatro horas, o curso oferece formação em gestão de negócios, marketing, desenvolvimento de identidade empresarial e conexão com o mercado.
As interessadas devem se inscrever por meio de um formulário disponível clicando aqui. As indicações feitas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) terão prioridade no processo seletivo.
Sobre o programa
O Empodera se destaca por seu formato acessível e inovador. Toda a formação ocorre pelo WhatsApp, com o uso de inteligência artificial para oferecer uma experiência de aprendizado personalizada para cada participante.
Além disso, o programa inclui uma trilha formativa gamificada, que incentiva o engajamento por meio de desafios e recompensas, como mentorias, ingressos para eventos e materiais de design.
O impacto do Empodera também se estende aos profissionais dos CRAS e CREAS, que recebem treinamentos sobre empreendedorismo com impacto social, ampliando o suporte às mulheres atendidas por esses serviços.
“Queremos que essas mulheres tenham acesso a ferramentas que realmente façam a diferença em suas vidas, permitindo que desenvolvam suas habilidades e conquistem novas oportunidades. O Empodera representa um passo importante para a construção de um futuro mais justo e inclusivo”, ressalta a secretária de Assistência Social, Gilmara Banker.
Fonte: PMG