P U B L I C I D A D E

Projeto de Lei busca regulamentar a prática de equoterapia

Redação PIXTV (Digital)

2 de março de 2023

atualizado às 18:23

Está em discussão na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) o Projeto de Lei que regulamenta a prática da equoterapia. O PL é de autoria do deputado estadual Julio Garcia (PSD), e está em consonância com a Lei federal nº 13.830.

A equoterapia, conforme definido pela Associação Nacional de Equoterapia (Ande), consiste em um método terapêutico e pedagógico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências.

A prática da equoterapia é recomendada para pessoas com deficiência física ou mental e indicada para quadros clínicos relacionados a doenças de origem genética, neurológica, ortopédica, muscular, clínico-metabólicas; incluindo doenças mentais, distúrbios psicológicos e comportamentais; bem como para quadros de sequelas de traumas e cirurgias e de distúrbios de aprendizagem e de linguagem.

“Em Santa Catarina, existem 28 Centros de Equoterapia filiados, muitos deles ligados a entidades que atuam no atendimento da pessoa com deficiência, como Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais e Associação de Amigos de Autistas. Por entender sobre o relevante interesse social desta prática é que se faz necessário a apresentação deste projeto”, explicou o deputado.

A atividade, por exigir o movimento de todo o corpo, contribui para o desenvolvimento da força muscular, a conscientização sobre o próprio corpo e o aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação da pessoa com deficiência com o cavalo, desde os primeiros contatos, incluindo os cuidados preliminares, o aprendizado sobre o ato de montar e a coordenação do corpo e do próprio animal desenvolvem novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.

O Projeto de Lei já foi protolocado e agora segue em regime de tramitação na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Registros de uma sessão de equoterapia para pessoa com deficiência em Araranguá. | Foto: Divulgação

VEJA TAMBÉM:

03- ESCOLA SUPERIOR CBMPR
Paraná inaugura Escola Superior de Bombeiro Militar; unidade formará profissionais do país e exterior
img-2
Polícia Civil indicia professor pelo crime de racismo contra aluna de 13 anos em Laguna (SC)
SaveClip
Polícia aborda casal em situação de rua e recupera carro furtado de residência em Garopaba (SC)
modelo siteYT (1)
Denúncia de vereador sobre invasões de terra em Santa Catarina respinga em Garopaba
modelo siteYT
Homem com mandado em aberto por homicídio no Maranhão é capturado em Garopaba (SC)
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E