Pelo menos 20 mil pulseiras de identificação estão sendo distribuídas nas quatro praças de pedágios do trecho Sul da BR-101 catarinense durante o período de férias. A iniciativa, que faz parte da Operação Verão Seguro, visa facilitar a localização de crianças em caso de desaparecimentos nas praias.
A ação conta com o apoio do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e CCR ViaCosteira e começou no último sábado (6).
No material distribuído, que pode ser usado na água, o responsável preenche dados como o nome da criança, nome do responsável e telefone de contato. As informações ajudam no reencontro dos familiares, caso a criança se perca.
A entrega das pulseiras acontecerá nas praças de Laguna, Tubarão, Araranguá e São João do Sul ao longo de toda a semana. Os banhistas também podem fazer a retirada gratuita do item nos postos de guarda-vidas do litoral.
CBMSC registra aumento de 25% nos casos na última quinzena de 2023
Na última terça-feira (2), o CBMSC divulgou o segundo Boletim da Operação Veraneio 2023/2024, com dados de 16 a 31 de dezembro de 2023 de todo o Estado.
Neste curto espaço de tempo, a corporação registou um aumento de 25% nos casos de crianças perdidas nas praias, ou seja, que por algum motivo ficou desacompanhada de um adulto responsável por alguns minutos ou até horas. No total, foram registradas 658 ocorrências em Santa Catarina, contra 529 no mesmo período do ano anterior.