A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou a operação “Lance Improvável”, nesta quarta-feira (27), para combater golpes aplicados por uma organização criminosa suspeita de criar falsos sites de leilão de veículos na internet. A ação, coordenada pela Delegacia de Tangará, no Meio-Oeste catarinense, resultou na prisão de oito pessoas em Belo Horizonte (MG), Praia Grande, Santo André (SP) e Parapanema (SP).
A investigação teve início após um morador de Tangará ser vítima do golpe. Ele teria "arrematado" um veículo pelo valor de R$ 90 mil reais e transferido o dinheiro para um falso leiloeiro. De acordo com o delegado responsável pelo caso, André Cembranelli, o grupo atuava desde 2018.
Além das prisões, foram cumpridos 12 mandados de busca e apreensão em Minas Gerais e em São Paulo. Além disso, mais de R$ 5 milhões em bens foram bloqueados e sequestrados. Documentos, computadores e celulares também foram apreendidos e serão utilizados para a conclusão das investigações.
Segundo o delegado, os suspeitos são investigados por terem enganado inúmeras vítimas ao promoverem leilões fictícios de veículos, levando-as a transferir grandes quantias em dinheiro para contas bancárias fraudulentas.
Os veículos divulgados nos sites seriam, supostamente, objetos de recuperação realizados por instituições bancárias devido à inadimplência dos proprietários. Conforme a polícia, os valores publicados se destacavam por estar consideravelmente abaixo da média de mercado, o que atraía compradores de todo o Brasil. "A estrutura online das páginas envolvia a vítima em um enredo enganoso, fazendo-a acreditar que havia feito a oferta mais vantajosa pelo lote", afirma a corporação.
As investigações apuraram ainda que a organização teria criado, ao longo dos cinco anos de atuação, diversos sites que continuavam operando até que as vítimas percebessem a fraude. Depois disso, migravam para outro site ilegal. A estimativa é que haja vítimas em todo o país.
A ação contou com apoio da Polícia Civil de Minas Gerais, da Polícia Civil de São Paulo, da Diretoria de Operações Integradas e de Inteligência da SENASP-MJSP, através do projeto M.O.S.A.I.C.O, e das Unidades das Regionais de Joaçaba, Lages, Videira e Campos Novos.
A orientação da Polícia Civil é que as vítimas procurem uma delegacia e registrem boletim de ocorrência, para mapear os golpes aplicados em todo o país.
Lista de sites investigados:
leilaoavantedobrasil.com.br
leilaogrupoleiloar.com.br
leilaogrupobraex.com.br
leilaoreforteretomados.com.br
leilaoservitec-br.com
leilaoserviteccaminhoes-br.com
acevilleleiloes-br.com,
galpaodoscarrinhos-br.com,
galpaodosquipamentos-br.com
leilaobendiniativos-br.com
transsorocaba.com.br
tramerleilaodebensmoveis.com.br
leilaotramerdecaminhoes.com.br
leilaoservitecdecaminhoes.com.br
transveicular.com.br
leilaobendinideativos.com.br
leilaoreforteretomados.com.br
transequipeclogistica.com.br
leilaoinovardobrasil.com.br
leilaosolidezativos.com.br
pagliatoleilaoautomotivo.com.br
leilaogrupovercelli.com.br
premierautoleilao.com.br
leilaoravelloretomados.com.br