P U B L I C I D A D E

Registros no litoral Sul de SC marcam o início da temporada de avistamentos de baleias‑francas

Cetáceos foram avistados em Garopaba, Imbituba e Laguna na última semana.
Fotos: Garopadroni

Redação PIXTV (Site)

2 de junho de 2025

atualizado às 15:09

Na última terça-feira (27), populares registraram as primeiras avistagens de baleias‑francas na Praia do Rosa, em Imbituba, e na Praia da Silveira, em Garopaba, ambas no litoral sul de Santa Catarina. A equipe do Projeto Franca Austral (ProFRANCA) analisou as imagens e, segundo Eduardo Renault, gerente do ProFRANCA, confirmaram‑se exemplares da espécie. Na quinta (29), um novo registro foi feito na região, dessa vez na Praia do Sol, em Laguna. Esses avistamentos sinalizam o início da migração das baleias‑francas das águas frias da Antártica para a costa brasileira, onde buscam áreas mais calmas e quentes para acasalar, dar à luz e cuidar dos filhotes.

A temporada de baleias-francas geralmente se estende de julho a novembro, com pico de avistagens entre agosto e setembro. Em alguns anos, porém, os registros começam em maio, como ocorreu em 2024 e agora se repete. O litoral Sul de Santa Catarina é um dos principais berçários da espécie ameaçada de extinção, sendo uma área crítica para sua conservação.

 “A chegada das primeiras baleias marca um momento muito esperado para a conservação, para a ciência e para o turismo responsável. É tempo de redobrar a atenção, principalmente com embarcações e drones, para garantir tranquilidade aos animais”, destaca Karina Groch, diretora de Pesquisa do ProFRANCA, patrocinado pela Petrobras. As imagens aéreas recebidas mostram que já são pelo menos duas baleias na região.

De acordo com Karina, que analisou as imagens, trata-se de duas fêmeas conhecidas pelo Projeto. A baleia registrada na Silveira foi catalogada em 2016, com número B743, e a da praia do Sol em 2021, com número B871. O Projeto Franca Austral, que atua no monitoramento e na pesquisa científica da espécie, segue acompanhando de perto os movimentos das baleias e reforça a importância do cuidado no uso das praias e do mar durante esse período.

Tecnologia a serviço da conservação

Qualquer pessoa pode contribuir com a ciência e a proteção das baleias-francas, utilizando o aplicativo ProFranca, disponível gratuitamente para Android e iOS. Com a ferramenta, é possível acompanhar e registrar avistagens de baleias, enviar fotos e informações de localização em tempo real, que são integradas ao banco de dados do projeto e disponibilizadas ao público. Esses dados auxiliam a equipe técnica no monitoramento da espécie e ajudam a construir um panorama mais preciso sobre os padrões de ocorrência das baleias no litoral brasileiro.

A comunidade, turistas e pescadores podem colaborar com a conservação da espécie informando avistagens pelo canal oficial do Projeto Franca Austral ou pelas redes sociais. A participação da sociedade é fundamental para o sucesso das ações de proteção das baleias-francas.

Números recentes reforçam importância da conservação

Em setembro de 2024, os sobrevoos realizados entre Cidreira (RS) e Florianópolis (SC) registraram a presença de 216 baleias-francas, incluindo 214 mães com filhotes e dois adultos solitários. A região de Imbituba destacou-se com 46 avistagens entre as praias da Ribanceira e Ibiraquera, evidenciando a importância dessa área como berçário para a espécie

O ProFRANCA – Projeto Franca Austral – é realizado pelo Instituto Australis e conta com patrocínio da Petrobras e do Governo Federal, por meio do Programa Petrobras Socioambiental.

VEJA TAMBÉM:

tarifa-zero-1
Transporte público em Garopaba (SC): concessionária e prefeitura se manifestam sobre cortes de linhas
jorginho-mello-em-cerimonia-no-corpo-de-
Governador de SC sofre ameaça de morte e operação policial é desencadeada em três estados
agente
“O Agente Secreto”, estrelado por Wagner Moura, representará o Brasil no Oscar 2026
img_250F2BA13B9D6A9AE2337A6F655FD5C51316
Transporte público segue sem alterações após negociação entre Expresso Garopaba e Prefeitura
corredor-de-hospital-1685456204760_v2_90
Paciente é denunciado por usar e tentar vender drogas durante internação em hospital de Floripa
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E
P U B L I C I D A D E